Ação solidária ‘É Tempo de Cuidar’ arrecada alimentos para famílias afetadas pela pandemia, em Roraima

 De 2 a 4 de julho, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira realizam em Boa Vista (RR), por meio da Diocese, a segunda etapa da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”. A iniciativa estimula a arrecadação de alimentos para doação às pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica.

Para dom Mário Antônio, bispo de Roraima e segundo-vice-presidente da CNBB, a ação é uma manifestação de sinais de esperança, fé e solidariedade no contexto da pandemia. “Tendo em vista o agravamento da situação de insegurança alimentar e do desemprego no país”, disse dom Mário, que também é presidente da Cáritas Brasileira.

“É Tempo de Cuidar” teve início no ano de 2020, em resposta à grave crise sanitária e econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. Agora, em 2021, a campanha lançou a segunda fase, com foco na arrecadação de alimentos em função do agravamento da situação da fome no Brasil, com o retorno do país ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU).

No estado de Roraima, não somente a pandemia, mas também o rigoroso inverno que isolou centenas de famílias no interior no estado, tem agravado a situação da população.

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele’ [Lc 10, 33-34]. A partir dessa prática de solidariedade, somos chamados permanentemente a olhar todas essas realidades difíceis e de fragilidade, principalmente com os mais necessitados”, destacou Gisela Rosseti, secretária da Cáritas Diocesana de Roraima.

O coordenador das Pastorais Sociais e do Comitê Rede Eclesial Pan-Amazônica em Roraima, marista Danilo Bezerra, pontuou que a campanha vai atender os mais necessitados. “Cuidar da vida, da casa comum, do meu irmão e minha irmã, do meu companheiro e da minha companheira de caminhada. Cuidar, principalmente, dos mais fragilizados, dos mais empobrecidos, dos mais excluídos da nossa sociedade”, disse.

Pontos de solidariedade

            Em Boa Vista (RR), seis pontos de solidariedade serão montados para os dias de mobilização. Sendo na sexta-feira (2) no horário de 14h às 19h; no sábado (3) de 9h às 12h e de 14h às 18h; e no domingo (4) as doações poderão ser feitas nas paróquias. 

Confira os endereços:

●      Igreja Catedral Cristo Redentor

Praça do Centro Cívico, 133 – Centro

●      Igreja de N. Sra. Aparecida

R. Roberto Costa, 519 – Bairro Aparecida;

●      Igreja São João Batista 

Av. Parimé Brasil, 730 – Bairro Caranã;

●      Igreja Santa Rosa de Lima 

R. Campo Grande, 337 – Bairro Nova Cidade;

●      Praça Germano Augusto Sampaio
Bairro Pintolândia; 

●       Claretiano – Centro Universitário

 R. Antônio Augusto Martins, 52 – São Francisco.

Arrecadação em todo o país

Todos os números de arrecadação da campanha podem ser acompanhados por meio da  Plataforma de registro das ações, sistematizado pela Cáritas Brasileira, com base nas informações repassadas pelas dioceses e demais organizações da igreja católica engajadas na campanha em todo o país.

Fonte: Ascom Cáritas