Aluno de 11 anos é semifinalista de etapa da Olimpíada da Língua Portuguesa

Na voz entonada do aluno Lourivan Pereira, de 11 anos, as letras de seu poema “Parte Norte da Nação”, parecem ganhar vida e emoção. Seu texto está entre os 125 semifinalistas na categoria Poema e já está na etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa, concorrendo com diversos textos de todo o Brasil. Para Lourivan, é um sonho chegar tão longe em um concurso de nível nacional. “Muito feliz por representar o Estado. Agora é se preparar ainda mais, ler e escrever bastante porque essa fase vai ser decisiva”, disse.

Lourivan estuda na Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos, no bairro Alvorada. Para os funcionários da escola ele é considerado um aluno prodígio quando o assunto é poema. Sua rapidez na hora de escrever e sua entonação ao declamar fazem toda a diferença. Tanto é que, em eventos da escola ele sempre é convidado para criar e declamar poesias, muitas vezes escritos especialmente para o momento.

“Esse menino é o nosso orgulho. Estamos confiantes de que ele chegue à final no concurso e quem sabe seja o ganhador desta edição. Lourivan é muito talentoso, escreve um poema com muita facilidade, e merece ser reconhecido não só aqui no estado mas em todo o Brasil”, disse a coordenadora pedagógica da escola, Josenira Santos.

O menino contou que português é a sua disciplina favorita, e os versos que escreve fazem parte de um sonho: o de ser poeta. Ele explicou que o texto “Parte Norte da Nação”, foi uma espécie de carta convite para quem ainda não conhece o Estado de Roraima. “Espero que meu texto desperte a vontade nas pessoas de conhecer o nosso estado. Eu escrevi da minha alegria em viver aqui e espero chegar na final”, disse Lourivan, confiante.

Os alunos autores dos 125 textos semifinalistas desta etapa, na categoria poema, e os respectivos professores deverão participar de oficinas regionais presenciais no período de 22 a 24 de novembro na capital Salvador, estado da Bahia. Nesse caso, quem acompanhará Lourivan na viagem será o seu professor-orientador Josué Rodrigues, que esteve com ele desde o início do concurso.

Os encontros desta etapa têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente. No evento, será anunciado o resultado da etapa regional, onde 38 poemas seguirão para a Etapa Nacional, de onde sairá o vencedor da edição 2016 da Olimpíada de Língua Portuguesa.

A Comissão Julgadora Regional será composta por especialistas do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), da Fundação Itaú Social, do Ministério da Educação, das Undimes, do Consed, das universidades públicas e por professores de Língua Portuguesa. Os poemas finalistas seguem para a etapa nacional. Até dezembro, será divulgado o grande vencedor

Concurso: A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro está em sua quinta edição. É um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Este ano, participaram em Roraima 57 escolas de Ensino Fundamental. Essas escolas foram inscritas no gênero poema, cujo tema proposto foi “O lugar onde vivo”. Esta categoria é destinada aos alunos do 5º ano de todo o Brasil. O concurso começou em abril deste ano com as oficinas de poemas para alunos e professores e com a seleção dos melhores poemas na etapa escolar. Cada escola enviou um poema para a etapa municipal, totalizando 57 textos avaliados.

Confira o poema:

Poema: Parte Norte da Nação

Lourivan Pereira

 

Olá, queridos leitores

De todos os estados do Brasil

Escrevo aqui de Roraima

do meu lugar Varonil

Quero contar pra vocês

O que essa Olimpíada nos sugeriu

 

Sugeriu que contássemos 

Um pouco de nossa história 

do lugar onde se vive 

Resgatando as memórias

Descobrindo terras distantes

Como a minha que conto agora

 

Roraima é muito grande

Sua beleza é natural

Tem 15 municípios 

Entre eles a capital

Um lugar bom pra se viver?

Boa Vista é sem igual

 

Foi através da Olimpíada

De língua Portuguesa

Que conheci minha cidade

A capital da beleza

Antes só conhecia meu bairro 

Isso falo com franqueza 

 

Que bela oportunidade

As oficinas nos trouxeram 

Conversamos com os vizinhos 

E que histórias nos disseram 

Falaram que em Roraima

Suas vidas aqui fizeram 

Falaram que nessa terra

Tudo que se planta dá

Tem um povo acolhedor

Para quem vem de outro lugar

Que Boa Vista realiza sonhos 

Eita lugar bom de se morar! 

 

Visitei pontos turísticos

Coisa que eu nem imaginava

Meu coração batia forte 

A cada vez que o ônibus parava

Era a minha alegria com a turma 

Que com a cidade se encantava

 

Falando em ponto turístico

Muitos vêm pra visitar 

Uma montanha muito bela 

Que chega mesmo a encantar

Falo do monte Roraima

Que tem beleza espetacular

 

Se eu morasse lá pro sul 

O norte eu queria conhecer 

Os encantos de Pacaraima

Na Pedra pintada amanhecer

Ver o pôr do sol em Macunaíma

Nessa terra queria viver 

 

Graças a Deus que moro aqui

Nesse mapa, nesse chão 

Bonito por natureza

Parte norte da nação

Na selfie deixo gravado 

Amo Boa Vista de coração

Fonte: secretaria municipal de Comunicação de Boa Vista