Alunos da Escola Estadual América Ribeiro Sarmento apresentam nesta terça-feira (18), das 8 às 17 horas, diversas formas de obtenção de diferentes fontes de energia renováveis e não-renováveis, por meio de maquetes. Os trabalhos foram orientados pelos acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Roraima.
O material a ser apresentado à comunidade em geral é resultado das atividades desenvolvidas durante o semestre, por meio do Pibid/Geografia (Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência) com alunos de duas turmas do 3º ano.
Segundo a coordenadora Gladis de Fatima Nunes da Silva, o objetivo foi desenvolver atividade coletiva com os alunos, divididos em grupos nas salas de aula, “onde cada um desses grupos representou as formas de obtenção das diferentes fontes energia renováveis e não-renováveis, por meio da confecção de maquetes”.
Diz ainda que as maquetes demonstram desde o processo de extração até a geração de energia e servem como instrumentos didáticos que facilitam a compreensão dos conteúdos e tornam as aulas de Geografia mais dinâmicas.
O projeto na escola América Sarmento tem como tema: Geografia e meio ambiente: um olhar socioambiental do nosso espaço. Ele vem sendo trabalhado de forma interdisciplinar e de responsabilidade compartilhada, por meio de ações praticas em sala de aula, fomentando o processo de ensino e aprendizagem.
A ênfase é dada na melhoria do ensino e construção do conhecimento com abrangência não só para a comunidade escolar, mas que alcance o entorno, envolvendo a comunidade nas suas propostas e ações.
O Pibid Geografia atualmente conta com a participação de dez acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Geografia, coordenados pela professora doutora Gladis de Fatima Nunes da Silva e supervisionados pela professora mestranda Francisca Elizabete Silva Cordeiro.
Pibid – O Programa é destinado aos acadêmicos das licenciaturas, realizando inserções na Educação Básica e visa a melhor formação docente. O Pibid é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e foi implantado na UERR em 2010.
Fonte: Ascom UERR