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Alunos da Capital contam experiências da aprendizagem socioemocional em documentário

“Eu gostei desse projeto porque a gente conseguiu se comunicar. Fizemos tudo junto. Foi trabalho em equipe”. Essa fala é de Victor Abraham, aluno venezuelano da rede municipal de ensino de Boa Vista, ao participar do documentário “No compasso das emoções”, lançado esta semana pelo Instituto Vila Educação em seu canal no Youtube.

O trecho em que Victor Abraham aparece, o documentário revela como as questões envolvendo a migração venezuelana fazem parte do processo de aprendizagem na rede municipal e como vidas foram transformadas pela educação socioemocional, implantado em Boa Vista através do programa Compasso. 

A obra conta com 24 minutos de relatos emocionantes de alunos, professores, famílias e dos representantes da instituição. Alguns estudantes relataram a melhora em seu próprio comportamento, além de um maior respeito no convívio com seus familiares, amigos e colegas da escola. Pais e professores, por sua vez, destacam os reflexos positivos do programa nas crianças.

Um destes relatos foi da professora Danielle Varjão. “Os pais me procuram vendo a mudança dos filhos. Ensinados aqui eles compartilham em casa também. É uma troca de experiência incrível. Sem contar que a família se une nas atividades, e nos procura mais”, disse.

Outra experiência destacada na produção foi uma composição musical, “O Rap do Compasso”, idealizado à época (2019) pelos alunos da Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte. 

Glauco Santana, coordenador do Programa na cidade, destacou o privilégio de Boa Vista ter em sua rede de ensino a aprendizagem socioemocional. “Boa Vista foi o primeiro município que colocou um programa como esse em toda a rede municipal. São mais de 35 mil crianças aprendendo a lidar com as emoções e a resolver problemas”, disse.

O PROGRAMA

O Compasso é a versão brasileira do Second Step, programa internacional de aprendizagem socioemocional com base em pesquisas de evidências e que já alcançou mais de 15 milhões de crianças ao redor do mundo. No Brasil, o programa é direcionado às escolas públicas, sendo desenvolvido e implementado pelo Instituto Vila Educação.

A experiência dos alunos de Boa Vista com o programa começou em maio de 2018, quando a rede municipal de ensino passou a dar uma atenção especial ao aspecto socioemocional dos estudantes. 

O programa vem ao longo desses três anos trabalhando questões como habilidades para aprendizagem, empatia, ensinamentos sobre como lidar com as emoções e resolução de problemas. Neste período de pandemia, o ensino socioemocional continua, ainda que de forma remota e com a participação dos pais dos alunos da pré-escola ao ensino fundamental. 

“O Compasso mostra para as crianças a importância do controle emocional e do alcance dos seus objetivos. Isso é fundamental para que ela alcance seus objetivos não só dentro da escola, mas em toda a vida”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Para Debora Schaffer, diretora do Instituto Vila Educação, o sucesso do programa em Boa Vista foi possível graças à gestão municipal que acreditou neste sonho. “É incrível ver um programa sendo implementado numa cidade inteira. É maravilhoso ver todas as crianças tendo a mesma oportunidade de aprender sobre empatia, respeito, lidar com seus sentimentos e compaixão”, disse