Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Alunos da Escola Major Alcides resgatam as disciplinas de arte e história em projetos criativos

Os estudantes da Escola Estadual Major Alcides Rodrigues dos Santos, no bairro Asa Branca, tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira, 8. Por meio das disciplinas de história e arte, os alunos colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula.

 

Os corredores da escola ficaram completamente ocupados pelos alunos que não economizaram na criatividade, com trabalhos retratando a violência contra a mulher, escravidão, drogas, arte indígena, conscientização no trânsito, meio ambiente e muito artesanato.

 

De acordo com a professora Marcele Figueira, o projeto de arte pretende colaborar na construção das ações coletivas dos alunos, para a valorização da arte no nível médio.

 

“O objetivo é mostrar que o jovem está pensando e refletindo na contemporaneidade. Os trabalhos apresentados hoje propõem um diálogo direto com a sociedade na linguagem dos alunos, com composição de obras, pinturas, grafite e materiais reciclados”, disse Marcele.

 

A estudante Josiele Rodrigues, 1º ano, é descendente de Wapixana e Macuxi. Segundo ela, as pessoas não valorizam a cultura indígena, por isso, ela e as amigas resolveram mostrar um pouco desse costume durante o evento.

 

“Trouxemos diversos acessórios indígenas, que são utilizados diariamente por esse povo, artesanatos que misturam pintura, desenhos e cores. É importante que as pessoas valorizem essa cultura”, destacou. 

 

A gestora da escola, Ana Ilza, falou da importância de trabalhar temas que envolvem a história do País. “Durante as aulas foi observado essa importância, então se criou o projeto: Escravidão e formas de resistência no Brasil do século XIX, o qual possibilitou que os alunos produzissem uma peça teatral sobre a vida dos escravos, ou seja, conheceram e colocaram em prática a cultura desse povo”, frisou.

Fonte: Secom-RR