Na manhã desta sexta-feira,23, os estudantes da escola municipal Aquilino da Mota Duarte participaram de uma palestra de sensibilização quanto a transmissão de algumas doenças que podem ser adquiridas pelo compartilhamento de copos para beber água. Com projeto “Adote seu Copo” a escola está sensibilizando as crianças, para que todos adquiram o hábito de levar seus copos ou garrafas para a escola.
A coordenadora pedagógica Maria Jussara foi quem ministrou a palestra denominada ‘Sua Atitude Faz a Diferença, Adote um Copo’. Atualmente a escola Aquilino tem 410 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental divididos em dois turnos e todos devem participar do projeto. Durante a apresentação a coordenadora mostrou imagens e textos sobre as doenças que podem ser transmitidas de um indivíduo para o outro.
A campanha é direcionada também aos professores e funcionários da escola. Entre as doenças que podem ser transmitidas pelo uso de copos compartilhados são: Herpes Labial, Hepatite A, Amigdalite, Cárie Dentária E Viroses Respiratórias. Além disso, foi pensando na higiene, saúde e hábitos saudáveis.
“O objetivo é incentivar a comunidade escolar a ter seu próprio recipiente, como exemplo, uma garrafa, pode ser uma garrafa qualquer, para que o aluno não fique sujeito a doenças que podem ser transmitidas de um indivíduo para o outro”. justificou Nilva Patuci, diretora da escola.
Nilva Patuci disse ainda que os pais e responsáveis pelos alunos gostaram da iniciativa. Ela lembrou que a utilização individual de garrafa colabora com o melhor andamento das aulas, pois a criança não fica saído toda hora para tomar água. “Todos os pais estão de acordo, aja vista que uma gripe, por exemplo, além de afastar o aluno de algumas aulas pode ser transmitidas com mais facilidade pelo compartilhamento de um copo”, finalizou.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)