Alunos da Escola Pequeno Príncipe aprendem sobre ética e cidadania

Desde março deste ano, a Escola Municipal Pequeno Príncipe desenvolve o projeto “Trabalhando Valores, Ética e Cidadania na Infância: Para a Construção de um Cidadão de Bem”. E nesta terça-feira, 26, foram promovidas ações culturais para desenvolver o tema entre os alunos e a comunidade.  

 

O objetivo do projeto é proporcionar condições para que os alunos se sensibilizem quanto a necessidade de respeito entre todos, através do reconhecimento, da aplicação dos direitos e deveres de cada um, formando valores éticos e morais para o exercício de sua cidadania.

 

As atividades acontecem dentro de sala de aula, com dramatização de fantoches, música e roda de conversa com os pais dos alunos. São atendidas crianças do 1º e 2º período da educação infantil e 1º ano do ensino fundamental, além das famílias e de toda comunidade escolar.

 

De acordo com Adriana Silva Bezerra, professora da sala de recursos multifuncionais, a ideia do projeto surgiu diante da crescente violência e criminalidade vivida pelos cidadãos.

 

“Sentimos a necessidade de elaborar ações educativas voltadas para a criança e a família na construção de valores como respeito, solidariedade, honestidade e responsabilidade, sensibilizando e resgatando esses fatores na família, sabendo que ela é a base do ser humano”, destacou.

 

Raquel Lindoso, mãe de duas crianças do 1º e 2º período da escola, falou da importância do resgate dos valores. “As crianças chegam animadas todos os dias em casa contando as coisas novas que aprenderam na escola. Mostram as atividades e pedem ajuda. Houve melhora até no comportamento. Estão mais atentos e estudiosos. Estou muito agradecida por esta iniciativa da escola e por nos incluir nesta programação”, destacou.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)