Acadêmicos das disciplinas Tecnologia da Construção, e Materiais de Construção, do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Estácio da Amazônia conheceram in loco a execução de um gerenciamento de obras de grande porte, durante visita técnica neste final de semana, no prédio da agroindústria Serra Verde, que fica na BR-174. O lugar abrigará uma indústria de fabricação de óleos vegetais derivados da soja.
A professora Geny Bezerra explicou que o escritório modelo do curso prioriza essas práticas como forma de oportunizar a formação profissional dos alunos. “O escritório modelo do curso ofereceu esse momento em que os alunos conseguem migrar do que é estudado em sala de aula, a teoria, e entender como acontece no mercado de trabalho, especificamente no mercado da construção civil local. Os alunos puderam verificar de forma real como é executada, não somente a construção em si, mas também a questão de gerenciamento dessa obra”, ressalta a professora.
De acordo com Geny, atualmente um dos focos de estudos na Engenharia Civil tem sido o planejamento de obras. “Ou seja, o engenheiro também é gestor, ele tem que ser gestor. Então na Serra Verde, o engenheiro responsável, que é coordenador e o gestor da obra, apresentou todo o projeto aos alunos do 10º semestre do curso, que tiveram o privilégio de aprender um pouco mais, visualizando a prática durante uma tarde de visita”, lembra.
Os estudantes que participaram da atividade estão no último semestre e ainda este ano estarão no mercado de trabalho, em busca de oportunidades. “Portanto, é extremamente importante essa atuação do escritório modelo em proporcionar aos formandos que possam evidenciar como está a engenharia civil atual no mercado de trabalho aqui em Boa Vista”, destacou.