Alunos da Estácio desenvolvem campanha criativa de preservação da água

Bom humor, alertas didáticos, orientações sobre consumo consciente e como acabar com o desperdício foram algumas das linhas criativas utilizadas pelos alunos do curso de Design Gráfico, da Estácio da Amazônia, para ilustrar a campanha do Dia Mundial da Água. 

A ideia, conforme o professor da disciplina Ecodesign e Ilustração, Adriano Marinho Martins, era estimular os alunos a desenvolver peças que tratassem do insustentável desperdício de água registrado em todo mundo e “convidar a sociedade a colocar a mão na consciência sobre um problema tão grave.

“O resultado valeu a pena, afinal os produtos gráficos revelam indícios de que os alunos estão sensíveis à resolução deste grave problema global, e tiveram disciplina, criatividade e inteligência para mobilizar suas competências para criar as peças inéditas e autorais a fim de compartilhá-las em tempo hábil em suas próprias redes sociais”, comemora o professor.

Ele lembra que para chegar ao produto final, os alunos foram orientados a pesquisar e fazer leituras sobre desastres ambientais como o de Mariana e Brumadinho, que poluiu o rio doce e vitimou mais de 320 pessoas; bem como assistiram a vídeos que tratavam sobre o manejo correto da água, sobre desperdício, poluição e escassez de água doce e potável a nível nacional e mundial.

“Então, diante do desafio, eles mobilizaram suas competências, conhecimentos, habilidades, atitudes e valores éticos, para criarem a programação visual dessa Campanha de modo autoral em menos de uma semana. E esse saldo bastante positivo também demonstra que, como disse Mahatma Gandhi, ‘de modo suave podemos sacudir o mundo. Seja você a mudança que quer ver no mundo’”, ressaltou.