Começaram, nessa segunda-feira (25), as primeiras atividades de um grupo de alunos de Administração e Contabilidade do Centro Universitário Estácio da Amazônia e da Universidade Estadual de Roraima (UERR) que está no Rio de Janeiro participando de uma visita técnica a várias empresas cariocas.
Na programação, os estudantes vão visitar desde a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Rio de Janeiro, à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Usina Nuclear de Angra II e a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev).
Ao todo, 12 alunos das disciplinas ‘Análise de mercado’ e ‘Mercado financeiro’ estão buscando ampliar seus conhecimentos através das visitas a grandes empresas, conhecendo de perto o dia a dia de trabalho de cada uma delas.
De acordo com a professora da Estácio, Marta Rufino, que acompanha o grupo durante a visita, as duas disciplinas exigem por si só uma certa prática para o seu desenvolvimento de forma efetiva. E foi pensando nisso que os professores decidiram promover as visitas a esses locais, onde os estudantes participam de palestras e simulações, além de conhecer os departamentos de casa empresa. Ela informou que, durante a visita a Angra II, haverá uma simulação com reator.
Diante de toda a experiência, a professora observa que a intenção do projeto é mostrar, na prática, a importância de um planejamento orçamentário e financeiro, de acompanhar o sistema de produção de grandes indústrias e como é possível potenciar lucros através de investimentos no mercado de capitais. “Nas visitas são abordados temas imprescindíveis para a compreensão da necessidade de elaboração de um orçamento e da percepção de investimentos, ponderando retorno e riscos que estão intrinsicamente ligados aos investimentos. Portanto, a finalidade maior é proporcionar ao aluno que no decorrer de sua vida profissional, tenha melhores condições para desempenhar de maneira eficiente e eficaz a elaboração de estratégias”, completa.
Para o aluno de Administração, Guilherme Hirt, experiências como essas vão além do aprendizado acadêmico. “Proporcionam uma experiência de vida que não há como conseguir de outra maneira. Todas as nossas dúvidas, todos os questionamentos que tínhamos foram sanados. O nível de conhecimento demonstrado foi excepcional”, comemora.
A troca de conhecimento com profissionais com mais experiência, na avaliação do estudante de ciências contábeis, Wendell Oliveira, agrega valor ao aprendizado. “É ter acesso às informações que livros não trazem, como também curiosidades extras, que só quem vive o dia a dia sabe. Fomos recebidos com transparência, tivemos ótimas palestras e a mesma atenção que representantes de grandes empresas têm”, elogiou.
Além de conhecer as dependências da Comissão de Valores, os alunos participaram de uma palestra sobre crescimento de mercado, que foi apresentada por Vinícios Carvalho. Os visitantes receberam vários livros da CVM.