O Programa Mais Educação vem sendo implantado nas escolas estaduais desde 2010. Atualmente atende 45 unidades escolares da capital, 39 no interior e 35 escolas em áreas indígenas, onde são desenvolvidas atividades pedagógicas, esportivas, ambientais e culturais, em horários opostos às aulas regulares. Os monitores são universitários de formação específica.
De acordo com a coordenadora estadual do programa, Maria Jeane, um dos principais objetivos é a ampliação da jornada escolar e organização curricular, na perspectiva da educação integral nas escolas estaduais de ensino fundamental. “A educação integral em Roraima prevê que a formação do estudante seja feita com a participação da família e da comunidade, através da ampliação do tempo de permanência dos alunos em atividades previamente cadastradas em cada unidade” explicou a coordenadora.
A implementação dessas atividades é coordenada pela Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos) por meio do Deb (Departamento de Educação Básica). “Através do programa evitamos que os alunos fiquem nas ruas, na ociosidade e os trazemos para dentro da escola, onde vão agregar conhecimentos por meio das oficinas oferecidas”, destacou Evaldina Freitas, gestora da escola Olavo Brasil, uma das escolas onde o programa é desenvolvido.
A estudante Ana Beatriz, 11 anos, participa de todas as oficinas oferecidas pelo programa. “Eu faço todas as atividades, mas a que eu mais gosto é a horta comunitária”, destacou. A executiva de vendas Iana Kelly, é mãe de Ana Beatriz e acompanhou a aula inaugural do programa na escola Olavo Brasil. “O que é bom para os alunos é bom para os pais e pra todo mundo. É melhor que nossas crianças estejam na escola do que nas ruas”, frisou Iana.
CRITÉRIOS – Cada escola seleciona entre cinco e sete atividades que são realizadas durante toda a semana, com a extensão da jornada escolar de no mínimo três horas diárias. Os estudantes são inseridos no programa através do sistema do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) Interativo, de acordo com normas estabelecidas pela própria escola.
São atendidos alunos que apresentam defasagem no ensino, que estejam nas séries finais da primeira fase do ensino fundamental (4° ou 5° anos), ou nas séries finais da 2ª fase do ensino fundamental (8° ou 9° anos). Além disso, atende estudantes de anos e séries onde são detectados índices de evasão ou repetência, e também alunos que sejam beneficiários do programa Bolsa Família.
Fonte: secretaria estadual de Comunicação