Já foi definida a data de retorno das crianças da rede de ensino de Boa Vista às salas de aula. Conforme anúncio feito pela Prefeitura, na tarde desta segunda-feira (2), as aulas presenciais serão retomadas no dia 13 de setembro. Antes disso, a partir da próxima segunda-feira (9), as escolas vão iniciar o processo de acolhimento dos estudantes com rodas de conversas com as famílias e avaliação diagnóstica com os alunos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental.
Esse trabalho será realizado por meio de agendamento para que os pais e responsáveis fiquem cientes dos próximos passos a serem seguidos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Para o retorno das aulas, as escolas seguirão os protocolos de segurança, disponibilizando máscaras para as crianças e toda equipe escolar, álcool em gel, viseiras de proteção facial aos professores. Torres de álcool estarão nos ambientes de ensino.
“Sabemos que não basta apenas reabrir as escolas. Temos a consciência da importância de preparar as nossas crianças para voltar às salas de aula. Vamos conversar sobre como será o retorno, explicar como vai funcionar, reforçar todos os critérios de segurança contra a covid-19 e sobre como tornar este retorno menos impactante para as crianças”, disse o prefeito Arthur Henrique.
DIAGNÓSTICO
A Prefeitura de Boa Vista em parceria com o Instituto Alfa e Beto fará uma avaliação diagnóstica com todos os alunos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Denominada “Prova BV”, a avaliação será aplicada também a partir do dia 9 de agosto, de forma presencial e escalonada, seguindo todos os protocolos sanitários.
Conforme o Município, o objetivo é reunir dados para identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos nas disciplinas de português e matemática. Os testes serão aplicados por meio de uma plataforma digital do IAB, onde os estudantes utilizarão os tablets já existentes nas escolas.
A Prefeitura, portanto, convoca os pais para que haja a participação de todas as crianças nesse processo para se ter uma visão mais próxima da realidade. As provas serão aplicadas digitalmente, com questões de múltipla escolha correspondentes a cada ano do ensino fundamental, alinhado à Base Nacional Comum Curricular. A prova terá duração de uma hora por disciplina (português e matemática). O teste é adaptativo, ou seja, se o aluno não acertar as questões no nível de sua série ele fará, automaticamente, questões das séries anteriores.
Ao final, será realizada a sincronização das informações, alimentando simultaneamente o banco de dados, chegando mais brevemente aos resultados.
Abono Salarial
A prefeitura anunciou também o pagamento do abono salarial para servidores da Educação. O pagamento será feito em parcela única no dia 6 de agosto. O valor será correspondente ao salário, referente ao mês de maio. Cerca de 5.134 servidores serão beneficiados, entre efetivos, comissionados, temporários, assistentes, cuidadores e equipe administrativa da secretaria