Alunos da rede municipal participam do projeto Jovens Empreendedores

 

Uma parceria entre Prefeitura de Boa Vista e Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Roraima busca despertar o espírito empreendedor nos alunos da rede municipal, por meio do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que está sendo desenvolvido há mais de um mês em 15 escolas municipais. O objetivo é estimular a criatividade e o pensamento crítico nas crianças, ao mesmo tempo em que os incentiva a criar um plano de negócios.

São 15 turmas participantes, envolvendo em torno de 400 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Estes são os protagonistas do projeto-piloto no Estado de Roraima e estão vivenciando novas experiências dentro do projeto. A metodologia do JEPP estimula o aluno a desenvolver a criatividade, resolver problemas além de prepará-lo para as escolhas no futuro, como ingressar no mercado de trabalho, contribuir para o desenvolvimento social por meio da cooperação, cidadania, geração de renda de maneira sustentável.

Para cada ano escolar, o programa tem um modelo de negócio diferenciado. No caso de alunos do 1º ano, o tema trabalhado é “O Mundo das Ervas Aromáticas”; o 2º ano está desenvolvendo o tema “Temperos Naturais”; o 3º ano está com o tema “Brinquedos Ecológicos”, o 4º ano está com “Locadora de Produtos” e o tema “Sabores e Cores” para as turmas do 5º ano.

A professora Katia Cilene da Escola Municipal Laucides Inácio Oliveira, no Conjunto Pérola do Rio Branco, está empolgada com sua turma do 1º ano. Ela também é artesã e viu no projeto uma ótima oportunidade de repassar um pouco do que sabe para a criançada. “É uma forma de oportunizar a estas crianças a aprender algo que serão úteis no futuro. Talvez nem todos tenham padrão empreendedor mas levarão consigo os conhecimentos que facilitem ingressar no mercado de trabalho”, disse.

As crianças já conheceram uma variedade de ervas medicinais, trabalharam os cinco sentidos e também aprenderam como produzir borrifadores aromatizantes para ambientes, sachês perfumados para carros, guarda-roupas e muito mais. Tudo acompanhado pelo material didático e pedagógico fornecido pelo Sebrae/RR.

A abordagem dos conteúdos segue a perspectiva da sustentabilidade ambiental e social, incentivando a utilização consciente dos recursos naturais e a viabilidade econômico-financeira e social do material reciclado.

As oficinas são compostas por dinâmicas e atividades divididas em 10 a 15 encontros com duração de duas horas cada. Na Escola Municipal Carmem Eugenia Macaggi os trabalhos estão seguindo a todo o vapor com o tema Locadora de Produtos. Os alunos já realizaram até desfiles de fantasias para expor o que já produziram nas aulas. A Feira de Negócios está programada para ocorrer em todas as escolas participantes de 26 e 30 de setembro, momento em que os alunos poderão expor, comercializar e locar os produtos confeccionados.