Um grupo de 44 acadêmicos do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio da Amazônia tiveram uma aula diferente nesse final de semana, durante a disciplina de Contabilidade e Apuração de Custos. Eles participaram de uma visita técnica à Cerâmica Natália, um empreendimento situado no Distrito Industrial de Boa Vista.
O professor Dori Barreto explicou que o objetivo da aula foi demonstrar para os alunos como funciona na prática o processo industrial. Os alunos puderam entender o que é a matéria-prima, mão-de-obra e os custos indiretos de fabricação. “O processo industrial é acompanhar a aplicação da matéria-prima, mão de obra e os custos indiretos de fabricação. Com a vivência prática, o aluno tem a oportunidade de conhecer a realidade e sai da monotonia da sala de aula. Além de compreender realmente como acontece todo o processo que já aprendeu na teoria”, disse. Um exemplo disso, apontou o professor, é os alunos terem identificado a dificuldade de compreender a distribuição dos custos indiretos para os produtos, como o aluguel da fábrica, a depreciação das máquinas, limpeza e energia elétrica, entre outros.
Para Dori, a aceitação dos acadêmicos com relação à realização de atividades práticas, a exemplo da visita técnica, motiva os professores a desenvolver novas atividades. Os alunos devem produzir um relatório com informações sobre a visita e entregar para avaliação.
AGRONEGÓCIOS – no sábado, dia 16, alunos do curso de Ciências Contábeis realizaram uma visita técnica aos laboratórios do curso de Agronegócios para estudar os processos de reconhecimento dos ativos biológicos na contabilidade das empresas. A visita foi coordenada pelo professor Rubens Savaris.