Estudantes de Roraima que estão se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) contam agora com um reforço do aplicativo Univirr, lançado no dia 9 de julho, pela Universidade Virtual de Roraima e apresentado para diretores e professores de escolas da rede estadual, para se preparar para a prova.
A ferramenta foi apresentada com o propósito de facilitar a vida do aluno que, muitas vezes, não tem condições de pagar curso preparatório. De uso simples e com acesso rápido a todas as disciplinas, a aplicativo é gratuito e pode ser baixado em lojas virtuais disponível para as plataformas Android e IOS. O interessado pode ir às lojas virtuais e digitar a palavra Univirr. Na sequência, digita o DD de sua cidade e o número do telefone, que receberá um número e com ele poderá baixar o aplicativo.
“Tem um vídeo focando as habilidades a serem trabalhadas, os conteúdos, exercícios e o gabarito para corrigir as repostas. O aluno pode fazer uso off line da ferramenta. Essa é a novidade, ele pode ser usado sem se conectar a internet”, explicou o pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Inovação e Tecnologia da Univirr, José Airton da Silva.
A ferramenta vem sendo desenvolvida deste o ano passado por uma empresa parceira da Univirr. A meta agora é divulgar e apresentar o aplicativo nas escolas. “Queremos que o maior número de pessoas tenha conhecimento dessa ferramenta. Para que os alunos da rede pública possam saber que ela existe e possam ter mais uma alternativa para se preparar para o exame”, ressaltou Airton da Silva.
A escola Estadual Lobo D’Almada, no Centro, já apresentou a ferramenta para os professores. “É mais um recurso no processo de preparação do aluno”, disse a gestora da unidade, Elane Trajano. O próximo passo é apresentar o aplicativo para os 150 alunos do 3º ano. “A ferramenta Univirr vai se somar aos aulões preparados pela escola e a ‘Hora do Enem’, disponibilizada pelo Ministério da Educação, que os alunos terão na preparação para o exame” disse.
Os 25 professores da Escola Estadual Antônio Carlos da Silva Natalino, do bairro Jóquei Clube, zona Oeste, também já conheceram o aplicativo Univirr. “Agora eles serão multiplicadores, responsáveis por repassar para os alunos as instruções sobre o aplicativo. Vamos apresentar para os alunos do 2º e 3º ano, que dá quase 350 estudantes” disse o diretor da escola, Dúrbio Avelino.