A equipe Bv Robot, formada no Centro de Ciência, Tecnologia e Informação (CCTI), está representando Roraima na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que começou nesta terça-feira, 7, e segue até sexta-feira, 10, em Curitiba, Paraná. O grupo é composto pelos estudantes João Henrique Teodoro Dias, 10, Lucas Gabriel Costa Sampaio, 10, Mateus Nascimento Cardoso Pacheco, 11, e pelo instrutor Helton da Silva Faustino.
É a primeira vez que Roraima terá representantes do ensino fundamental na OBR. Os integrantes da Bv Robot são todos da rede municipal de ensino e estão matriculados no Curso de Robótica do Centro de Ciência Tecnologia e Inovação. Eles conquistaram a vaga na competição ao vencer a etapa estadual na Modalidade Prática Nível 1.
“Esse momento é um marco para a Prefeitura de Boa Vista, porque coloca nosso município no cenário nacional de robótica, ao participar de uma das principais competições do Brasil. Essa conquista e os outros resultados que nós temos alcançados no aprendizado das crianças justificam os investimentos que a prefeita Teresa Surita vem fazendo na área de tecnologia. A prefeitura entende que isso é realmente importante no desenvolvimento da educação em Boa Vista”, destacou o secretário municipal de Tecnologia e Inclusão Digital, Arthur Henrique Machado.
A Olimpíada Brasileira de Robótica tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A competição ocorre nas categorias práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.
Robótica Educacional: Na sede do Centro de Ciência, Tecnologia e Informação (CCTI) são ofertados vários cursos de tecnologia e um deles é Robótica Educacional, uma atividade extracurricular que pretende ensinar a tecnologia e outros conhecimentos por meio do lúdico. O curso tem duração de cinco meses e é voltado para crianças que cursam do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, com idade entre 9 e 11 anos.
A robótica no CCTI consiste basicamente na montagem de protótipos para resolução de problemas do dia a dia. Em 2016, cerca de 400 alunos participaram do curso e este ano estão cursando em torno de 200 crianças.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)