Com apenas três meses de implantação da doutrina militar, 25 estudantes do CME (Colégio Estadual Militarizado) Professor Jaceguai Reis Cunha obtiveram nota acima da média e receberam o Alamar, referente ao destaque no 1º bimestre do ano letivo 2018.
A honraria foi concedida aos alunos por mérito escolar. A cerimônia de entrega acorreu na tarde desta quinta feira, 17, na quadra Poliesportiva da escola, bairro Asa Branca.
De acordo com a doutrina militar, a comenda do Alamar é dada aos alunos que preenchem determinados requisitos, em cada bimestre do ano letivo. Além disso, os estudantes precisam alcançar média geral no bimestre igual ou superior a 8,50, bem como, não ter nenhuma média em disciplina isolada inferior a 8,00, não podendo ainda ter sido submetido à avaliação de recuperação em nenhum instrumento avaliativo e devendo estar no mínimo no comportamento considerado, pelos parâmetros nacionais de educação, como “bom”.
O gestor do CME, coronel José Augusto Arruda de Souza, afirmou que a nova metodologia de ensino foi aprovada pela comunidade e pais dos alunos. Segundo ele com três meses de implantação do CME Jaceguai Reis, foi possível perceber a mudanças de comportamento dos estudantes.
“Graças à ideia da governadora em militarizar o ensino em algumas escolas podemos perceber os resultados, o que representa avanços na qualidade de ensino dos nossos alunos. Temos a aprovação de toda comunidade local, aqui temos alunos comportados, são crianças disciplinadas, e por isso nós passamos essa doutrina de disciplina e hierarquia. Esse é o comportamento que eles devem adotar dentro de uma sociedade”, disse Arruda.
Durante a apresentação, familiares aguardavam ansiosos o tão esperado momento do reconhecimento pelo bom comportamento e esforço individual de cada um dos agraciados. Além dos 25 Alamares concedidos, 16 alunos recebem o “Diploma Orgulho do Colégio Jaceguai”, dado como forma de reconhecimento por ação meritória esportiva e intelectual, em competições ocorridas em nível estadual.
O secretário de estadual de educação, José Gomes, disse que a militarização do ensino das escolas melhorou significativamente a educação em Roraima.
“O ensino militar é hoje o resultado de uma política implantada pela governadora Suely Campos em 2016, com três escolas, mas que em 2018 ampliou com mais 15 escolas, e isso com certeza é resultado do compromisso em melhorar a educação do nosso Estado”, destacou José Gomes.