Alunos do ensino médio da Escola Sesc (Serviço Social do Comércio em Roraima) participaram de mais uma edição do Programa de Integração, projeto que oportuniza aos alunos visitas em comunidades indígenas. O projeto é considerado peça fundamental para o aprendizado por ser uma verdadeira troca de conhecimentos culturais e sociais.
No grupo de 44 alunos, diversas atividades e brincadeiras foram realizadas como: futebol, voleibol, oficina de foguetes com garrafas PET, arco e flecha, dança de roda, dança do parixara e cabo de guerra. Brinquedos foram doados, simbolizando a solidariedade. Lendas, histórias e tradições fizeram parte da programação de três dias.
Além da comunidade Curicaca, crianças e jovens da Comunidade Santa Rosa também participaram da atividade. Através de uma trilha, todos conheceram o pé da serra para conhecer a primeira fonte de água da comunidade.
Mairon Compagno é um dos alunos que relatou a surpresa no primeiro contato com as crianças da comunidade. “No trajeto, imaginei que seria diferente. Porém, fiz amizades rapidamente, foi muito fácil a integração com as crianças. Voltei com outros pensamentos, como por exemplo, a importância de não diferenciá-los pela raça, não julgá-los por seus costumes. Cada povo tem a sua história. Passaria mais alguns dias por lá”, contou Mairon.
Durante a visita foi produzido um material audiovisual para registrar o conceito do projeto, além de por em prática técnicas cinematográficas, bem como uso de imagem, roteiro e direção. A idéia é que os alunos aplicassem no material todos os conhecimentos adquiridos através de oficinas ministradas por Thiago Briglia, cineasta, durante o Ciclo De Palestras, ação interna da Escola Sesc.