Demonstrando orgulho em representar suas escolas durante a 46ª edição dos Jogos Escolares, alunos da rede pública estadual e de escolas particulares estão empenhados em dar o seu melhor nas disputas da fase classificatória das competições, que começaram na quinta-feira, 27, e terminam neste domingo, dia 30.
Este é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes. Nesta primeira etapa, mais de 700 alunos da rede pública e de escolas particulares da Capital estão competindo nas modalidades futsal e vôlei de praia. As partidas ocorrem simultaneamente na Escola Estadual Gonçalves Dias, no Ginásio Hélio Campos e na sede da Federação Roraimense de Vôlei entre as categorias Mirim e Infantil.
Competindo na categoria Mirim do Futsal, o aluno da Escola Estadual Professora Diva Alves de Lima, Diego Daniel da Silva, falou da responsabilidade em representar a unidade estudantil durante os jogos. “Essa competição é muito importante pra mim. Hoje vamos tentar levar a vitória pra nossa escola”, disse.
Com apenas 12 anos e também disputando na modalidade Mirim do Futsal, o aluno do Sesi (Serviço Social da Indústria), Victor Oliveira Barros, vê o esporte como uma oportunidade para o futuro. “Pra mim, os jogos são muito importantes, pois o esporte representa no futuro uma oportunidade de ser um bom jogador em um grande time”, ressaltou.
Orgulhosa de seu filho, a mãe do atleta Ramsés Abensur, Risa Abensur, o acompanhou durante a competição para incentivá-lo e apoia a prática esportiva. “Os pais devem incentivar mais seus filhos a praticar esporte. O governo está de parabéns, precisamos de mais eventos como esse”, afirmou.
CLASSIFICATÓRIA DO FUTSAL – Nessa primeira fase, as escolas foram selecionadas em grupos de três, em que apenas duas são classificadas. Na segunda fase, neste domingo, 16 escolas disputam 12 vagas. As oito primeiras se classificam. Os perdedores disputarão as vagas restantes numa repescagem.
CLASSIFICATÓRIA DO VÔLEI – Já as competições do vôlei de praia estão ocorrendo na sede da Federação Roraimense de Vôlei para as categorias: infantil masculino e infantil feminino, com jogos realizados desde sexta-feira, 28, até domingo, 30. Cada categoria participa de sete disputas por dia, começando sempre a partir das 9h.
ABERTURA OFICIAL – Este ano, a competição envolve 2.800 alunos de todos os municípios, na disputa de dez modalidades esportivas. A abertura oficial será no ginásio Hélio Campos, no dia 10 de agosto, às 19h30.
Os Jogos Escolares são o maior e mais importante evento esportivo-social do desporto escolar roraimense, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), sob a coordenação do IDR (Instituto de Desporto de Roraima).
Nesta edição, a competição conta com a participação de alunos-atletas das escolas públicas e particulares dos Ensinos Fundamental e Médio, dos 15 municípios.
No desporto coletivo, eles vão disputar as modalidades de basquete, handebol, futebol (de campo e de salão), futsal e voleibol. No individual, eles disputam medalhas nas modalidades de atletismo, natação, ginástica, judô, karatê e tênis de mesa.
A prática de esporte no ambiente escolar traz vários benefícios para o aluno, conforme explica o auxiliar da coordenação dos Jogos Escolares, Yongo Paiva. “A prática de esporte ajuda a afastar os malefícios da sociedade, quando pratica esporte, a criança tem um ambiente saudável e consequentemente vai proporcionar melhorias nos estudos.”, explicou.
FASE FINAL – As disputas da fase final, que reúnem 2.800 alunos, vão ocorrer no Ginásio Hélio Campos, na escola Gonçalves Dais, no Instituto Federal de Roraima, na escola Lobo D’Almada, na Vila Olímpica e na escola Penha Brasil. Os campeões vão ganhar troféus e medalhas, além de poder representar Roraima nos Jogos Escolares da Juventude, que será realizado no Paraná e em Brasília nos meses de setembro e novembro, respectivamente.
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação