Instrutores do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) visitam nesta semana as escolas da rede municipal de ensino, utilizando robôs para demonstrar um pouco do que será oferecido durante o Curso de Robótica. As visitas serão realizadas até a quinta-feira, 21, e têm como principal objetivo esclarecer às crianças e aos pais como o curso vai poder despertar a atenção dessas crianças para áreas da tecnologia, ciências aplicadas e engenharia.
Para o estudante do 4º ano da Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, Fernando Augusto Sales Torres, 10, esse curso vai ser uma oportunidade de aprender mais. “Quando fiquei sabendo do curso achei super legal, fiquei animado em poder fazer porque gosto muito de tecnologia e de brincar com Lego. Já pedi para meu pai me inscrever”, ressaltou o aluno.
Ainda estão disponíveis cerca de 250 vagas, que podem ser preenchidas até o dia 22 de julho, sexta-feira, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), localizado na avenida Glaycon de Paiva, 1820, bairro Mecejana. Os pais só precisam levar a declaração da escola, comprovante de residência e os documentos pessoais dos pais e do aluno, sendo os originais juntamente com a cópia.
Segundo a instrutora Keila Silva da Costa, essa é uma oportunidade que as crianças da rede municipal têm para aprender mais e entrar no universo tecnológico. “Claro que vamos ensinar toda a parte básica do curso para depois iniciarmos as montagens dos robôs. Os alunos vão poder soltar a criatividade e com as pecinhas da Lego e formar os robôs que imaginarem”, disse a instrutora.
O projeto de Robótica é uma atividade extracurricular, com duração de cinco meses e totalmente voltado para as crianças da rede municipal de ensino que cursam o 4º ano e que tenham idade preferencialmente entre 9 e 11 anos. Com duração de duas horas, as aulas serão oferecidas nos dois turnos. Além disso, ainda tem opção de se inscrever para aula apenas na sexta-feira, sendo que a aula terá duração de quatro horas, começando às 7h30 e, pela tarde, às 13h30. Nesta opção, os pais deverão enviar o lanche para que a criança se alimente durante o intervalo.
Durante o curso, os alunos vão participar de várias atividades, sendo capacitados com aulas de iniciação tecnológica, programação, montagem e desmontagem dos robôs feitos inteiramente com peças Lego e programados com a tecnologia Lego Mindstorms.