Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Alunos são estimulados a participar de ‘Carona solidária’ na Estácio

Apesar de ainda ser uma cidade de porte médio, os moradores de Boa Vista já enfrentam há algum tempo diariamente trânsito parado e demora para chegar ao trabalho ou à escola. Mas durante a realização da 7ª Semana de Sustentabilidade da Estácio da Amazônia uma mobilização entre os estudantes vai estimular a ‘Carona Solidária’, uma iniciativa já conhecida em várias cidades do país e que tem o objetivo de contribuir com a redução de veículos na rua e ao mesmo tempo com a poluição.

A ideia é aproveitar o tema da Semana de Sustentabilidade para buscar alternativas e possíveis soluções para a questão da mobilidade urbana. O projeto Carona Solidária está sendo organizado pelos alunos do curso de Pedagogia e vai acontecer até o dia 28 de setembro, sábado. A medida, ainda experimental, visa estimular o uso do automóvel por mais de um passageiro, o que contribuiria para a diminuição do tráfego e do volume de poluentes veiculares. Caso dê certo, a Estácio pretende manter a iniciativa por mais tempo na instituição.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, Hérica Paixão, os alunos estão elaborando cartazes para informar aos demais estudantes da Estácio quem fez adesão ao projeto, indicando o percurso que faz todos os dias, o telefone e os horários de chegada e saída da faculdade. O objetivo é que os colegas peguem carona e deem carona durante a semana em que a faculdade discute mobilidade urbana.

No local onde o cartaz for exposto, os alunos precisam retirar o ‘chequinho solidário’. “A pessoa que pegar carona precisa entregar esse comprovante para o colega que está levando. E pela quantidade de chequinhos que ele juntar durante toda semana, vai ganhar cinco horas complementares por ter dado carona aos amigos”, explica a coordenadora.

A finalidade do projeto é contribuir e estimular a ideia da carona solidária como forma de diminuição de carros que circulam pela faculdade, principalmente, nos horários de picos. “Ao mesmo tempo, os alunos vão contribuir com o meio ambiente, colaborando com menos poluição do meio ambiente, pois quanto menos carros na rua, menos CO2 é emitido. Por outro lado, também garante redução no consumo de combustível ou economia com gastos extras, como passagens de ônibus e Uber. Então a ideia é que eles se revezem entre eles para que ganhem hora e economia de gasolina”, conclui.