Após doarem itens de um arraial beneficente, um grupo de amigos intitulado “Amigos do Bem” resolveu ampliar as ações e encabeça uma campanha para arrecadação de produtos de higiene, limpeza, toalhas e cobertores. As doações serão destinadas aos refugiados abrigados no ginásio localizado no bairro Pintolândia, zona Oeste da cidade, próximo à Praça Germano Sampaio.
Segundo a colaboradora Andressa Cavalcante, a iniciativa tem a finalidade de amenizar as necessidades básicas daqueles cidadãos que sofrem por causa de uma crise humanitária na Venezuela, principalmente em relação a higiene pessoal e do local onde, temporariamente, residem.
Os “Amigos do Bem” foram ao ginásio e encontraram muitas pessoas sem ter onde dormir, deitadas no chão, com frio. Neste local, estão abrigados indígenas e não indígenas oriundos do País vizinho. Segundo lideranças, são 290 pessoas que dividem o mesmo espaço, a maioria, cerca de 140, são crianças indígenas.
“Chegando lá, pudemos observar uma condição subumana, porque eles estão instalados num ginásio sem nenhum tipo de acomodação, eles têm aquilo que conseguiram que é o mínimo, praticamente nada”, recordou. Eles, disse Andressa, recebem alguns donativos, alimentação, que partem da Defesa Civil e de movimentos sociais ligados a igrejas. “Tivemos a informação que tem um órgão público que está ajudando, mas será até o dia 27 e depois disso não tem mais previsão”, lamentou.
Mesmo com essa assistência de comida, os “Amigos do Bem” identificaram a necessidade maior, a parte de higiene. Por isso, pedem a colaboração com a doação de sabonetes, escovas de dente, creme dental, toalhas e lençóis, que podem ser usados. Para doar, os interessados podem ligar para o 99134-7340 e falar com a Andressa e articular a doação. Com isso, kits serão montados e entregues para as pessoas.
Com o intuito de amenizar o frio, o grupo pede ainda a doação de camas, redes ou colchonetes. “Todas as doações são bem vindas. Muitos dormem no chão frio, muito frio, sem coberta. A quantidade de senhoras e crianças é muito grande”, salientou.
Yasmin Guedes
Equipe EducaRR
Foto: Hisraufre Emiliano