No início do mês de abril serão realizadas as matrículas automáticas dos alunos que já estudam na rede estadual e que vão avançar de um ano para outro. A informação foi dada durante uma reunião on-line ocorrida na última quarta-feira, 10, quando a Secretaria de Educação e Desporto alinhou com os gestores e coordenadores pedagógicos das escolas civis e militares da capital Boa Vista as ações de encerramento do ano letivo 2020, que deverá ocorrer até o próximo dia 31.
Também em abril deverá ser lançado o edital para novas matrículas e o início do ano letivo 2021 deverá ser no mesmo mês. O calendário oficial será divulgado posteriormente pela Seed.
Em 2021 a Seed continuará com a oferta do ensino remoto, com os professores atuando no formato home office e envio de atividades aos estudantes pela internet por meio ferramentas digitais e por meio de material impresso.
Para subsidiar a oferta do ensino remoto mediado por tecnologia, a Seed abriu dois processos licitatórios, um deles para a contratação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para que os professores possam ministrar as aulas utilizando uma ferramenta específica. O processo já foi licitado e encontra-se na fase de empenho.
O outro processo destina-se à aquisição de dados patrocinados (internet) para atender estudantes e professores. Esse processo também já foi licitado e está aguardando liberação de orçamento.
Quanto às aulas presenciais nas escolas da rede estadual de ensino, estas seguem suspensas conforme Decreto do Governo do Estado N°29.241-E de 27 de agosto de 2020 sem previsão de retorno.
Fonte: SECOM RORAIMA