Apae Boa Vista oferecerá serviço de Equoterapia

Prestes a iniciar os atendimentos em Boa Vista, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) selou uma importante parceria nesta segunda-feira, 23. Após reunião entre o presidente da associação, Bruno Perez e o empresário Walter Vogel, ficou acordado que o serviço de Equoterapia será ofertado pela Associação nas dependências do Haras Cunhã Pucá, localizado às margens da BR-401.

De acordo com o presidente, além do espaço amplo, os animais também serão cedidos pelo Haras. Ele afirma que a ideia é atender as pessoas que não têm acesso ao serviço e que necessitam do atendimento especializado. “A conversa foi muito produtiva. Nós teremos uma mega estrutura para usarmos em benefícios de pacientes que podem ter uma evolução do quadro por meio das sessões de Equoterapia. Estamos muito satisfeitos com a parceria”, afirmou Perez.

Segundo Walter Vogel, os animais mais dóceis já foram escolhidos e agora serão feitos apenas ajustes básicos para que os pacientes e acompanhantes sejam acolhidos de maneira adequada. “Já deixei toda estrutura disponível para auxiliar a APAE. Espero que em breve os atendimentos já estejam sendo feitos aqui no Haras”, disse Vogel.

O que é a Equoterapia?

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos, físico e psíquico, como a coordenação motora do paciente com alguma deficiência, por exemplo. A prática busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com dificuldades ou com necessidades especiais. 

A APAE

Fundada no ano passado, a unidade em Boa Vista iniciou os cadastros das pessoas que necessitam de atendimentos especializados no final de novembro de 2016. Mais de 100 pacientes já estão na lista e vários destes já receberam a visita da assistente social. A meta é que até março a Associação inicie os atendimentos com psicólogos, técnicos em enfermagem, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, dentistas, médicos, terapeutas ocupacionais, dentre outros. 

Após seguir todos os trâmites burocráticos, a APAE agora inicia o processo final, que engloba a montagem dos consultórios e de toda estrutura para poder receber os pacientes. A Associação busca ainda parcerias com empresas que possam contribuir de alguma forma para a ampliação do leque de serviços ao longo do ano de 2017.          

\Fonte: Ascom/APAE Boa Vista