Demonstrar aos acadêmicos e profissionais da área de direito como são realizados os casos de arbitragem foi o objetivo da primeira apresentação do Painel de Arbitragem realizado na última quarta-feira, 04, no auditório do Centro Universitário Estácio da Amazônia, o evento contou com a presença de 280 acadêmicos, advogados e professores do curso de direito interessados no assunto.
A apresentação do painel foi realizada pelo grupo coordenado pelo procurador estadual e presidente da Comissão de Mediação e Conflito da OAB RR, Dr. José Lessa. O grupo participa a nível regional do campeonato de arbitragem e durante a apresentação realizada na quarta utilizou um caso concreto para demonstrar como executada a arbitragem.
De acordo com a professora do curso de direito e coordenadora de extensão, Rozinara Alves, o evento foi motivado se tratar de um assunto importante para os alunos e profissionais de direito. “O motivo de realizarmos por ser um assunto relevante para o meio acadêmico e atual, e para motivar os acadêmicos a participar de grupos de estudo de mediação e arbitragem, bem como participar de capacitação”, informou a coordenadora.
A arbitragem é um método de resolução de conflitos, no qual as partes definem que uma pessoa ou uma entidade privada irá solucionar a controvérsia apresentada pelas partes, sem a participação do Poder Judiciário.
Após o painel o grupo se prepara para realizar os treinamentos de arbitragem no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPC) da Estácio. As inscrições possuem como público alvo acadêmicos e todos os operadores do direito interessados em aprender sobre o método de resolução de conflitos extrajudicial.
Os interessados podem realizar as inscrições para participar dos treinamentos durante o mês de abril e maio de forma gratuita na coordenação do curso de Direito da Estácio localizado na rua, Jornalista Humberto Silva, 308, bairro União.
Campeonatos de Arbitragem:
O grupo coordenado pelo procurador estadual e presidente da Comissão de Mediação e Conflito da OAB RR, Dr. José Lessa, participa de campeonatos de arbitragem a nível regional. Os campeonatos são promovidos por Instituições de mediação e arbitragem e OAB.
“Tudo isso é resultado do esforço da OAB RR, através da Comissão de Mediação e Arbitragem no fomento da arbitragem e de outros métodos adequados de solução de conflitos”, contou a coordenadora de extensão.
Nessas competições, um caso fictício do qual resultou um conflito, será submetido à arbitragem e as equipes inscritas atuarão como advogados simulando painéis na condição de demandantes e demandados. O campeonato interno da Estácio está previsto para o próximo semestre, mês de novembro.