A vice-reitoria da Universidade Federal de Roraima, junto com a comissão interdisciplinar de Encontro de Saberes, realizará a primeira edição do evento “Antropologia de Encontro de Saberes”, nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2017, no Campus Paricarana da UFRR. O Evento vai oferecer diversas oficinas que são abertas à toda comunidade.
As inscrições para as oficinas já estão abertas e segue até o dia 09 de outubro de 2017. Pode ser feita pelo endereço eletrônico: www.ufrr.br/encontrodesaberes. A participação no evento é gratuita, pede-se apenas a entrega de 1kg de alimento não perecível no momento do credenciamento.
Serão oferecidas 4 (quatro) oficinas: Dança Kizomba (kizomba é um género musical e de dança originário de Angola); Turbante (consiste em uma grande tira de pano de até 45 metros de comprimento enrolada sobre a cabeça); Pintura Corporal e Dança Parixara (dança parixara reúne elementos musicais e corporais como forma de culto à colheita e caça).
ENCONTRO DE SABERES
Encontro de Saberes é um projeto interdisciplinar nacional que visa a inclusão dos saberes e práticas tradicionais no âmbito do ensino superior. A Universidade Federal de Roraima é a única Universidade da Região Norte do país a trazer o Encontro de Saberes para dentro do Campus.
Neste evento serão discutidas temáticas referentes às ações voltadas para as populações indígenas, afrodescendentes e mestres da cultura popular da Amazônia. Objetivando promover uma maior contribuição quanto à valoração das crenças e conhecimento destes povos na sociedade roraimense.
O evento contará com palestras de professores e mestres tradicionais de diversas regiões do Brasil, mesas redondas e relatos de experiências, constituindo-se, dessa forma, em um rico momento de compartilhamento e construção de novas aprendizagens e posturas.
SERVIÇO:
O que? Inscrições abertas para a participação de oficinas: Dança Quizomba; Turbante; Pintura Corporal; Dança Parixara.
Quando? Inscrições já estão abertas e segue até o dia 09 de outubro de 2017 quando começa o evento
Onde? Todo o evento vai acontecer no Campus Paricarana da UFRR
Por quê? O principal objetivo é buscar resgatar e valorizar as tradições dos indígenas, afrodescendentes e dos mestres da cultura popular da Amazônia.
Fonte: Comunicação UFRR