Assembleia Legislativa garante melhorias para docentes de Roraima

Neste dia 15 de outubro, data em homenagem aos professores, muitos dos direitos adquiridos pela categoria no Estado têm participação direta da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A Casa tem trabalhado em prol dos professores, seja por projetos de leis ou por intermédio da Comissão de Educação, Desportos e Lazer.

Uma das ações da Comissão garantiu, por exemplo, o respeito de especificidades da educação indígena nos ensinos fundamental e médio no Plano Estadual de Educação 2014/2024, fazendo com que Roraima seja o único estado em que os professores indígenas têm plano de carreira.

A presidente da Comissão de Educação da ALE-RR, deputada Lenir Rodrigues (PPS), explica que o PEE foi uma conquista para a Educação em todo o estado. “É uma lei que contempla metas para a educação em geral. É um plano de Estado, e não de governo. As emendas também foram voltadas a beneficiar os professores com diretrizes sobre incentivo à capacitação e gratificações”.

O ano de 2015 foi um marco para os profissionais da Educação no Estado, com a aprovação do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) da categoria pelos deputados da Assembleia Legislativa. Na época, a matéria foi aprovada com 35 emendas, sendo 30 de Lenir Rodrigues e cinco da deputada Aurelina Medeiros (PODE). Naquele ano, Roraima vivenciou uma das greves mais extensas envolvendo os professores, com 70 dias de duração.

Outro ponto positivo para os professores foi a da lei que institui a GID (Gratificação de Incentivo à Docência). O benefício é concedido aos profissionais atuantes em sala de aula, equivalente a 50% do vencimento.

E para contribuir com a qualificação dos professores em Roraima, em agosto de 2007, com a vigência da Lei nº 611, o Estado criou o Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr). O ambiente foi criado para que os professores tenham acesso a programas e ações em favor das melhorias na formação destes profissionais através de cursos e formação continuada.

Fonte: SupCom ALE-RR