Aproveitar um momento de lazer da criançada para colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula. É com essa finalidade que o curso de Pedagogia, do Centro Universitário Estácio da Amazônia, realiza neste sábado, 28, uma atividade lúdica com as crianças que frequentam a praça do Mirandinha, no bairro Caçari. A atividade acontece a partir das 17h e segue até às 20h.
A coordenadora do curso, Hérica Paixão, explica que os alunos de Pedagogia levarão a brinquedoteca da faculdade para praças públicas em dois finais de semana, promovendo jogos e brincadeiras aos pequenos que estiveram pelo Mirandinha. A ideia, segundo ela, é também fazer uma divulgação do curso. “Vamos distribuir ainda folders que abordam a importância da pedagogia na formação da criança”, completa.
A estudante de Pedagogia, Aretha Castro Nobre, acredita que a atividade vai proporcionar maior habilidade e “também conhecimento para atividades pedagógicas em sala de aula”. “Espero desenvolver um trabalho eficaz e divertido com essas crianças. Esse tipo de atividade me permite estar próximo às crianças, ter um contato direto, isso, consequentemente, vai me ajudar muito na minha formação acadêmica, pois já dá uma ideia de como seria nosso trabalho em sala de aula”, afirma.
A próxima edição da Pedagogia na praça será no dia 5 de outubro, na Praça das Águas, no horário das 17h às 20h.
CONTE ENCANTE
Outra atividade que está sendo preparada pelos alunos da Estácio direcionada às crianças e adolescentes é o projeto ‘Conte e Encante’, promovido pelo curso de Administração. A atividade é feita por meio de contação de histórias infantis como forma de integração social e estímulo à leitura, segundo explica a professora do curso, Janaína Costa Ribeiro.
Essa será a quarta edição do projeto que já esteve em creches, abrigos e casas mães em Boa Vista. “A ideia é levar descontração às crianças que moram no entorno do campus. E também incentivar nos pequenos o gosto pela leitura de forma lúdica e interativa”, ressalta.
A aluna Jhennifer Gondim é uma das participantes do Conte e Encante. Ela explica que durante a ação os alunos são caracterizados com fantasias infantis, como de princesa, príncipe, fadas e personagens de histórias em quadrinhos. “O objetivo com isso é tornar a leitura para eles mais interessante”, completa.
Haverá ainda entrega de bombons, algumas dinâmicas e pintura nos rostos. Para Jhennifer, o projeto possibilita aos alunos uma troca, uma interação. “Acreditamos que esse despertar pela leitura é fundamental para o desenvolvimento e vai torná-los adultos com um hábito de leitura melhor do que nós temos. Além da formação acadêmica, ser uma pessoa que agrega conhecimento ao outro pelo simples fato ensinar e levar essas ações sociais é muito gratificante e me torna cada vez mais motivada a seguir e ver que meu curso tem esses valores sociais me tornando uma profissional mais preparada para vida profissional”, avalia.