A aula inaugural do ano letivo 2017 para os alunos dos cursos técnicos subsequentes de Comércio e Serviços Públicos teve um tom solene nesta última segunda-feira, dia 13, no CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), que funciona provisoriamente na escola estadual Elza Breves, no bairro Senador Hélio Campos. Isso ocorreu porque mais de 90 alunos deram o primeiro passo para os estudos de nível técnico. Eles foram recém-aprovados em processo seletivo e passaram pela primeira etapa do processo de acolhida da unidade de ensino.
A equipe que compõe a Direção e a Coordenação do campus, assim como técnicos e professores, participou da recepção dos novos alunos, além dos alunos veteranos, que estiveram presentes no evento de acolhimento, que contou com apresentação da grade curricular dos cursos oferecidos pela unidade de ensino e com a realização de palestras a respeito das “Atuais competências profissionais exigidas pelo mercado de trabalho”, proferida pelo professor Wilson Alves.
A diretora-geral do CBVZO, professora Cida Medeiros, falou a respeito da necessidade de atender às exigências do mercado de trabalho e destacou a importância de os novos alunos darem o primeiro passo para a formação profissional e não desistirem ao se depararem com as dificuldades, bem como de os mais antigos saberem reconhecer as oportunidades que lhes aparecem, sem perder tempo com reclamações, buscando o apoio e a assistência que o campus disponibiliza a todos nesta trajetória da educação de qualidade. “Sabemos que não é fácil estudar, sobretudo para vocês dos cursos subsequentes, que já vêm de um dia longo para mais este turno da noite, mas a nossa equipe está aqui para ajudá-los a enfrentar essa e outras dificuldades. Nossos professores buscam sempre fazer o melhor para que vocês conseguiam o melhor proveito dentro de sala de aula e pensem que, ao final desta jornada, irão se formar e mudar para uma nova etapa de vida. Temos uma série de ações e programas voltados para ajudar todos durante o processo de formação, com apoio e assistência, além de programas de incentivo. Basta vocês quererem, pois temos uma equipe dedicada para apoiar”, garantiu a diretora.
O diretor de Ensino, professor Admilson Rodrigues, aproveitou a oportunidade para falar acerca das regras e das normas docampus, assim como para destacar a disponibilidade de uma equipe capacitada para atender os alunos matriculados, enfatizando também que, dentro de pouco tempo, a unidade de ensino passará a contar com sede própria, com previsão para ser inaugurada até o mês de março, proporcionando melhorias estruturais à equipe de funcionários e aos estudantes. “Nossos professores são qualificados e sempre estão buscando atualizações para fazer o melhor pelo nosso público-alvo, vocês, estudantes, para garantir que recebam o conhecimento necessário à formação que buscam. Isso por si só já é motivo para que se mantenham firmes nos estudos, mas, dentro em breve, estaremos instalados em uma nova estrutura, mais adequada para a aprendizagem de vocês, e a expectativa é que não percam a motivação pelos estudos”, observou.
Uma das recém-aprovadas para o IFRR é a estudante Gislayne Souza da Silva. Ela, uma das mais animadas da aula inagural, disse que fez questão de não perder o primeiro dia porque estava muito ansiosa para iniciar o curso. “Eu acredito que, com esta formação no IFRR, boas oportunidades de emprego devem surgir e uma nova etapa de vida deverei iniciar. Estou animada, pois sempre ouvi falar que aqui é uma boa instituição de ensino”, declarou.
A colega Joelma de Alcântara disse que já vinha tentando entrar no IFRR havia algum tempo, pois se informou a respeito da atuação da instituição e sempre teve muito interesse, conseguindo agora agarrar a oportunidade. “Finalmente consegui e espero aproveitar ao máximo o ensino oferecido aqui”, comentou.
Carlos Henrique Soares da Silva, recém-aprovado para o curso Técnico de Serviço Público, disse que já estudou anteriormente no IFRR e que já sabia da qualidade da instituição, mas agora focou nesse curso, pois pensa em conseguir uma vaga no setor público. “Estou satisfeito em ter sido aprovado no processo seletivo e agora vou me dedicar para conseguir a vaga que quero no mercado de trabalho”, declarou.
Fonte: Ascom IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste