Tendência do “faça você mesma” também chega à maquiagem
Já pensou em aprender automaquiagem em casa e de forma fácil? Essa tendência cresceu no mundo todo com a pandemia, mas o que parecia ser uma adaptação do mercado se tornou uma alternativa de empreendedorismo em Roraima. Maquiadores profissionais têm adotado o sistema “faça você mesmo” e ofertado cursos gratuitos nas casas das clientes.
Com a internet, os famosos “tutoriais de maquiagem” se popularizaram, mas nem todos conseguem aprender de forma virtual a executar tantas técnicas. Ao constatar essa demanda, o maquiador Leon Nunes (@pseudoleonng) teve a ideia de oferecer aulas particulares “em domicílio”. O curso dele tem duração de três horas, com investimento a partir de R$ 200.
“Eu preciso que minha aluna faça uma make completa e me diga que o aprendizado naquele momento serviu. Sabemos que a perfeição vem com a prática e na maquiagem não é diferente”, detalha.
Leon se inspirou na cultura pop para começar no universo da maquiagem
Nunes ensina como fazer uma pele mais elaborada para o dia a dia, usando técnicas de contorno e iluminação. “Com a dica certa, a make do dia se adapta para a noite”, frisa.
A carreira de Nunes teve início em 2014. “Sempre gostei e vivi o mundo da cultura pop, sempre me inspirei em mulheres fantásticas e me aproximei desde muito cedo. Minhas amigas diziam que eu poderia ganhar dinheiro com esse dom, elas foram minhas primeiras clientes”, conta. Atualmente ele concilia um trabalho formal, com a vida de maquiador e estudante.
Automaquiagem x maquiagem profissional
Maria Carolina tem um e-book sobre automaquiagem, leciona presencialmente, mas destaca que há momentos em que a melhor alternativa é contratar um profissional
O empreendedorismo também cativou a Maria Carolina Mendes (@mariacarolinagm). Maquiadora há sete anos, ela também apostanos cursos de automaquiagem, mas destaca que esta alternativa não substitui a necessidade de um maquiador profissional em ocasiões específicas.
“O intuito do curso é suprir as necessidades do dia a dia, pra quando você vai para uma reunião, ou um aniversário mais íntimo, situações nas quais você precisa estar apresentável sem a necessidade de um profissional. Já em eventos que terão fotos, que precisam de uma produção mais profissional, o maquiador é indicado”, alertou.
As aulas ministradas por Maria Carolina começaram pela internet, por meio de um e-book, e agora podem ser feitas presencialmente, por temporadas, onde a cliente preferir. “Eu ensino maquiagem para elevar a autoestima das mulheres para que elas alcancem sua melhor versão”, ressalta.
Maria dá dicas sobre cuidados com a pele, uso de produtos específicos para cada aluna ou aluno, e todos os fundamentos para a cliente sair bem maquiada de casa. As aulas incluem ainda material de apoio em PDF. Ela disponibiliza pacotes individuais e para duplas, mediante investimento a partir de R$350. “Ofereço o material do curso e peço que as alunas tenham seu kit, que eu também avalio e faço sugestões”, explica.
Yana Lima
Especial para o EducaRR