Um animado bate-papo. Assim foi a quarta edição da Mostra de Estágio do curso de Administração do Centro Universitário Estácio da Amazônia realizada na noite da terça-feira, dia 16, e que reuniu alunos e ex-alunos da instituição de ensino.
Dois ex-alunos, Jane Lopes e Alexandre Trovão, que se formaram no ano passado, e dois alunos que já passaram pela fase de estágio e estão desenvolvendo seus trabalhos de conclusão de curso, Denyson Viana e Gleissiani Ribeiro, contaram suas experiências, tiraram dúvidas e fizeram questionamentos mediados pela professora Jacquelaine Machado, que é responsável pela disciplina de Estágio no curso. Quatro acadêmicos que estão cursando a disciplina este semestre também protagonizaram o bate-papo, que contou com a presença de centenas de alunos do 1º ao 7º semestre do curso.
A professora Janaína Ribeiro, coordenadora do curso de Administração, explicou que a Mostra tem sido realizada todos os semestres, sempre com dinâmicas diferenciadas. O formato desta edição, segundo ela, atendeu às expectativas dos participantes. “Dessa vez foi uma espécie de bate-papo, bem informal, com diversos questionamentos sobre a importância dessa fase de estágio. Uma conversa onde os acadêmicos puderam tirar dúvidas, dizer o que passaram”, disse.
A disciplina de estágio possui carga horária total de 300 horas. Destas, 264 são desenvolvidas em campo. “O aluno vivencia o estágio e de sua experiência elabora o relatório de campo em que aplica conhecimentos teóricos a partir dos fenômenos observados na prática e ainda, desenvolve um projeto de pesquisa, em que a partir da problemática identificada – define seu plano de pesquisa, que desencadeia o trabalho de conclusão de curso, que é realizado no semestre posterior”, informou Janaína. De acordo com ela, nesta edição da Mostra de Estágio, o curso de Administração reconheceu por meio de homenagem a parceria de empresas e instituições que oferecem com destaque vagas de estágio para os acadêmicos de Administração, como o Tribunal de Justiça, Sebrae Roraima, SESC Roraima, Eletrobras e Rede Pague Menos de Farmácias. “Foi bem produtivo. Posso dizer que atingimos o objetivo de fazer com que os acadêmicos que vivenciaram na prática mostrassem aos demais seus relatos e experiências”, analisou.
O principal questionamento, ainda segundo Janaína, diz respeito aos prazos e comprometimento. “Estamos desmistificando essa visão errada sobre os estagiários. Mostrando que são peça fundamental nas empresas, que têm uma mente nova, aberta à oportunidades”, salientou.