Boa Vista conta com uma nova Associação Municipal que trata da Dislexia e TDAH

A Dislexia e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são dois distúrbios neurológicos, aparentemente inofensivos, que causam inúmeros problemas de aprendizagem tanto na infância quanto na fase adulta. Para chamar a atenção da sociedade, profissionais de saúde e educação, é que a partir de agora, Boa Vista contará com a Associação Municipal de Dislexia e TDAH.

 

A cerimônia de fundação foi realizada no sábado, 25, na Escola Municipal Branca de Neve com a eleição da mesa diretora da instituição. Na solenidade compareceram cerca de 60 pessoas, entre elas, as vereadoras Mayara Ferreira e Suely Cardozo, a advogada associada Drª Rita de Cássia Ribeiro e a presidente da Associação de Pais e Mestres da Escola Branca de Neve, Jamilly Ferreira Machado.

 

A instituição já conta com 55 membros, entre eles, professores, médicos, advogados e pais de alunos com transtornos. De acordo com a presidente da Associação, Maria Josélia Grudtner, a entidade é um ponto de apoio para os associados, famílias e escolas com o intuito de amenizar a falta de informação acerca do assunto. “Esse problema é mais comum do que se pensa e por isso pensamos em algo que pudesse dar o foco necessário. Lá estaremos à disposição para orientar as pessoas que sofrem com esses dois tipos de transtornos”, disse.

 

A Associação Municipal é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos. Suas atividades serão regidas pelo Estatuto Social, devidamente aprovado por Assembleia Geral, e pela legislação em vigor.
A Associação terá sua sede, foro e administração na rua José Cassimiro da Silva, nº 633, no Pintolândia. O telefone para contato é o 981015453.
A Associação terá por finalidades: Congregar profissionais, instituições e associações para o desenvolvimento e aprofundamento dos estudos sobre dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Outra finalidade é conceber, promover e realizar programas, projetos, eventos e pesquisas nas áreas de saúde e educação.
Promover a saúde, por meio de programas, projetos e eventos. Atuar na elaboração de conteúdos relacionados a todas as suas áreas de atuação, por quaisquer meios ou mídias, incluindo, mídia impressa, tais como livros, cartilhas, revistas, manuais, cadernos, apostilas; mídia audiovisual, tais como CD’s, DVD’s; softwares, entre outras.
Outra finalidade da Associação será fortalecer projetos, redes e parcerias municipais, estaduais e nacionais. Promover a cultura, inclusive com a realização de projetos enquadrados nas leis de incentivo à cultura. Promover a divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito a suas áreas de atuação.

 

Saiba mais sobre os dois transtornos neurológicos

 

Dislexia: Distúrbio do aprendizado caracterizado pela dificuldade para ler. Os sintomas incluem retardo no desenvolvimento da fala, lentidão no aprendizado de novas palavras e retardo na alfabetização. Não há cura, mas o tratamento médico pode ajudar. É um problema crônico que pode surgir na infância e durar anos ou a vida inteira. Geralmente é diagnosticável pela própria pessoa. A dislexia geralmente acomete crianças com visão e inteligência em níveis normais, a maioria delas pode ter sucesso na escola com tutores e programas de educação especializados.

TDAH: É uma condição crônica que inclui sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade.Geralmente começa na infância e prossegue pela vida adulta. Ele pode contribuir para a baixa autoestima, relacionamentos conturbados e dificuldades na escola ou no trabalho. Os tratamentos incluem medicamentos e psicoterapia. Também não há cura mas é necessário o tratamento para ajudar no desenvolvimento do paciente.