O Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, localizado em plena área urbana da capital, se tornou uma das opções de lazer preferida dos boa-vistenses durante os finais de semana. Em uma área preservada de 12 hectares, os visitantes percorrem trilhas ecológicas e conhecem de perto as belezas naturais que formam a fauna e a flora de Boa Vista.
O local possuiu um mantenedouro com 60 animais silvestre (aves e mamíferos), oriundos de apreensão, tráfico e entrega voluntária daqueles que não têm condições de retornar ao seu habitat natural ou estão em recuperação.
Quem chama atenção, principalmente das crianças logo na entrada do Bosque, são os papagaios e as araras. No mesmo ambiente, convivem dois mamíferos (cutia e capivara), que também dão o ar da graça no mantenedouro.
Quem desfrutou dos benefícios da natureza foi o pequeno, Heitor Santos, 4 anos. Sua mãe, Jaciara Oliveira, levou o filho pela primeira vez e se encantou com o lugar. “Trouxe ele para passear e vejo o quanto ele gostou de estar mais perto da natureza, em especial dos animais”, disse.
Além dos animais silvestres, os visitantes aproveitam as trilhas ecológicas para se conectar ainda mais com a natureza. O local é rodeado de árvores das mais variadas espécies da Amazônia, entre elas Caimbé – árvore simbolo do lavrado, murici, jatobá, camu-camu, samaúma, as quais garantem a sombra durante a caminhada.
A administradora, Kelbia Rodrigues, levou toda a família para passear. “O que mais chamou atenção das crianças foram as trilhas, o lugar aconchegante e tranquilo faz com que uma simples caminhada se torne em algo especial e divertido”, comentou.
O fotográfo, Gildo Santos, utiliza da beleza natural do bosque para fazer ensaios fotográficos. “A paisagem contribiu para um cenário encantador, onde a natureza transforma cada detalhe das fotos. O resultado é incrível”, frisou.
O Bosque dos Papagaios funciona de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e nos sábados e domingos, das 14h às 18h. O parque não abre aos feriados. O visitante pode circular de bicicleta, patinete ou patins.
Não é permitida a entrada de bebida alcoólica, animais domésticos e nem fumar no local. Os visitantes também não podem alimentar os animais do bosque. È importante que os visitantes contribuem para que o ambiente permaneça limpo, descartando os resíduos nas lixeiras que têm espalhadas no Bosque.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação – SEMUC