Um grupo de amigos, motivados pela advogada Ana Lucíola Franco, lança nesta quinta-feira (25), uma campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis que serão transformados em cestas básicas para distribuição a família de venezuelanos que procuraram Roraima como refúgio para a crise que assola a Venezuela.
Os pontos para coleta são: Viva Bella Boutique, na avenida Sebastião Diniz, no Centro, próximo à Praça da Bandeira; Festas e Flores, na avenida Ataíde Teive, bairro Liberdade; Folha de Boa Vista, rua Lobo DAlmada, no bairro São Francisco; Centro Universitário Estácio da Amazônia, bairro União e Assembleia Legislativa de Roraima, no Centro.
Os mantimentos serão recolhidos e reunidos durante um movimento cultural no dia 4 de setembro, na Praça do Mirandinha. “Levaremos os alimentos arrecadados, comidas típicas e músicas da Venezuela”, destaca Ana Luciola e explica que o movimento tem a função de ajudar, de alguma maneira os “Hermanos” necessitados e que estão morando em Boa Vista e Pacaraima, cidade fronteiriça com a Venezuela. “Temos que fazer alguma coisa, por mais que a nossa ação seja mínima, uma gota no oceano”, apela. Segundo ela, todos os dias venezuelanos de todas as regiões do país vizinho perambulam por Boa Vista em busca de futuro melhor. “Elas veem de lá com uma carga energética muito ruim, tivemos suicídio, assassinatos, crianças expostas passam frio na madrugada”, conta. Ana aproveita para pedir a doação de caixas de papelão para acondicionar os alimentos arrecadados.
A Venezuela passa por uma grave crise econômica e política, que resultou em desabastecimento de alimentos, e uma migração de venezuelanos para outros países, principalmente Brasil e Colômbia.
Texto: Yasmin Guedes