No mês de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, a Coordenação de Qualidade de Vida do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) reforça a disponibilização da cartilha “Precisamos falar sobre o suicídio: orientação à população roraimense”, visando contribuir para a prevenção dessa questão de saúde pública mundial.
O material, elaborado por servidores da área de Qualidade de Vida do IFRR, oferece desde dados estatísticos a respeito da ocorrência de suicídio no mundo inteiro, repassados pelas organizações mundiais de saúde; informações sobre o que é o suicídio, fatores de risco e como ele ocorre; até orientações sobre o que fazer ou não em uma situação de identificação de uma pessoa que esteja vivenciando ideias e sentimentos que possam levar ao suicídio. Além disso, apresenta esclarecimentos sobre crenças e mitos relacionados ao assunto.
Toda uma lista com indicações (endereços e telefones) de entidades e instituições que podem dar suporte para acompanhamento psicossocial e atendimento de urgência e emergência, tanto na Capital como no interior do estado, também é disponibilizada dentro da cartilha, junto com uma relação de sites confiáveis onde é possível obter informações e apoio relacionado à questão do suicídio.
Para os integrantes da comissão responsável pela elaboração da cartilha, é possível ajudar a prevenir o suicídio juntamente com a família. “Compromisso, sensibilidade, conhecimento, preocupação com outro ser humano e crença de que a vida é um aprendizado que vale a pena são os principais recursos que têm os profissionais da saúde e da educação”, aponta um trecho da publicação.
Os interessados em conferir o material podem acessá-lo no endereço https://www.ifrr.edu.br/setembroamarelo/cartilha-precisamos-falar-sobre-o-suicidio-orientacao-a-populacao-roraimense/view.