Catálogo fotográfico “O rio Branco é nosso patrimônio” será lançado nesta quarta

Oito profissionais da fotografia de Roraima terão suas obras eternizadas no catálogo “O rio Branco é nosso patrimônio”, que será lançado nesta quarta-feira (30), no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, a partir das 19h. O evento terá a apresentação cultural do cantor e poeta roraimense Eliakin Rufino.

O trabalho é resultado do concurso de fotografia idealizado pelo Instituto Socioambiental (ISA), em parceria com o Fórum de Energias Renováveis e a Associação Roraimense de Fotografia, realizado em 2021.

Na oportunidade serão expostas as 10 fotografias vencedoras nas categorias livre, manifestações culturais e natureza geral. Além da distribuição de catálogos impressos, será disponibilizado um QR code com a versão digital do catálogo com todas as fotos inscritas no concurso.

Vencedores

Na categoria livre, os vencedores foram Tiago Orihuela, autor de “Ribeirinho no baixo Rio Branco em Roraima ”; Mario Luiz Grande Turco, autor de “Bucólico”; e Suzana Vieira, autora de “Amanhecer dos Ribeirinhos”, em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Tiago Orihuela também foi o primeiro colocado na categoria ‘manifestações culturais’, com a foto “Ribeirinhos no baixo Rio Branco em Roraima”. Eder Rodrigues, com a foto “Sustento”, e George Amaro, com a foto “Velejando ao Sol”, também foram premiados.

O fotógrafo Roberto Caleffi, autor de “Brincando em Família”, venceu a categoria ‘natureza geral’. As fotos “Trinta-Réis-Grande (Phaetusa Simplex Gmel)”, de Tiago Orihuela, e “No princípio”, de Victor Mattioni, foram premiadas na mesma categoria.

A foto “Rastro da Vida”, de Helinaldo Germano, foi a vencedora na categoria prêmio especial, concedida à fotografia inscrita sob qualquer categoria, que se destacou por seu valor narrativo.