CCTI oferta curso de Geotecnologias para o Desenvolvimento da Primeira Infância em Boa Vista

Para introduzir novas ferramentas de gestão de dados espaciais nos estudos do meio urbano, o Centro de Ciências, Tecnologia e Inovação (CCTI) em conjunto com outras instituições está promovendo o curso “Geotecnologia Para o Desenvolvimento da Primeira Infância”. O curso é gratuito e as inscrições seguem até o dia 15 de agosto.

Cerca de 100 vagas estão sendo ofertadas, sem um público alvo específico. Os interessados podem realizar sua matrícula na CCTI, localizado na avenida Glaycon de Paiva, Mecejana, ou através do site: https://www.bolademeia.org/ead.

O curso tem duração de dois meses na modalidade semipresencial, com aulas presenciais e também acesso a uma plataforma EAD. As aulas estão marcadas para iniciar no dia 16 de agosto com quatro turmas nas terças e quinta-feiras pela manhã das 9h às 12h e à tarde das 14h às 17h no Centro de Ciências, Tecnologia e Inovação.

A geógrafa e supervisora técnica da equipe de geoprocessamento e dos estagiários, Leile Lima, contou que esse é um curso muito difícil de ser ofertado no mercado. Conforme ela, a área de formação abre a possibilidade de atender toda a comunidade. “Buscamos desenvolver propostas de melhorias da cidade com olhares sobre a primeira infância (gestantes e crianças de 0 a 3 anos) usando como ferramenta geotecnologias e Informações Territoriais.”

O Instituto Arnaiz, Fundação Bernard Van Lerr, a Cia Cultural Bola de Meias atuam para o desenvolvimento e aplicação das metodologias ofertadas no curso. De acordo com Leile, introduzir as ferramentas de geoprocessamento no município é umas das intenções da oferta.

“Além disso pretendemos capacitar universitários, professores e profissionais das mais diversas áreas para as técnicas de geoprocessamento. Assim como, desenvolver aplicações práticas das informações territoriais em estudos de caso com foco na Primeira Infância são alguns do objetivos do curso”, esclareceu.

As Geotecnologias são um conjunto de tecnologias utilizadas para realizar a coleta, o processamento, análise e disponibilização de informações com referência geográfica de uma determinada localidade. O termo é utilizado para designar todas as etapas que envolvem o uso e a análise espacial de dados geográficos, assim como o compartilhamento dessas informações.