Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Central de Matrículas vai ofertar 5 mil vagas para as escolas da rede estadual

Começa a funcionar nesta quinta-feira, 16 a Central de Matrículas da Seed (Secretaria de Educação e Desporto). A unidade está instalada na Escola Estadual Monteiro Lobato, na Rua Cecília Brasil n° 1506, Centro e o atendimento será no horário das 8h às 13 horas. Estão disponíveis nas escolas da rede estadual 5 mil vagas.

Os pais ou responsáveis que ainda não efetuaram a matrícula dos filhos ou que desejarem fazer a transferência de escola podem  procurar a Central até o dia 24 de janeiro. Neste ano o atendimento será por meio de distribuição de senhas que serão acompanhadas em painel eletrônico. 

Após o período de matrículas novas, as escolas da Capital tiveram prazo de três dias para organizar o quantitativo de vagas remanescentes e enviar para a Central. Algumas escolas não disponibilizam mais vagas por já estarem com a capacidade esgotada é o caso, por exemplo, das Escolas Euclides da Cunha e Lobo D’Almada, localizadas no Centro. 

No primeiro dia da Central de Matrículas, todas as equipes que compõem o DEB (Departamento de Educação Básica) e todos os gestores escolares da Capital estarão no local para atender a comunidade, prestar os esclarecimentos e as orientações necessárias. 

Na Central, 18 servidores distribuídos em guichês estarão atendendo aos pais e responsáveis que se dirigirem ao local em busca de uma vaga. Por meio do sistema será possível localizar a escola mais próxima da residência do estudante.

Localizada a vaga e a escola, o pai ou responsável receberá um encaminhamento autorizando a matrícula na escola definida dentro do prazo de três dias. Se a matrícula não for efetuada neste prazo, a vaga volta a ser disponibilizada na Central. 

O secretário adjunto da Gestão da Educação Básica Semaias Alexandre informou que as equipes estão bem preparadas para realizar o atendimento ao público e que há vagas suficientes para atender toda a comunidade. 

“A rede estadual está disponibilizando 5 mil vagas. As equipes foram treinadas, estamos com um software moderno para agilizar o atendimento e o encaminhamento do pai para a escola que tenha vaga mais próxima de sua residência”, enfatizou Semaias. 

Fique atento aos documentos necessários para a matrícula

Para efetuar a matrícula, os pais ou responsáveis devem se dirigir até a escola escolhida, e apresentar o encaminhamento da vaga e ainda o documento de transferência (se for o caso), certidão e histórico escolar, RG ou registro de nascimento, CPF, cartão de vacina atualizado e duas fotos 3×4. A apresentação de todos os documentos é importante para compor o cadastro do aluno.
—