Centro de Equoterapia realiza IV Olimpíada Paraequestre

O Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães Pinheiro realiza a IV Olimpíada Paraequestre no dia 16 de dezembro, com 144 atletas. O evento ocorre no Parque de Exposição Dandãezinho, BR 174, Monte Cristo, no horário das 7h30 às 14h. A olimpíada encerra as atividades do ano e todos os competidores são do Centro. O evento é aberto para comunidade com entrada franca.

Conforme a diretora do Centro, Lara Avelino, a competição conta com seis provas, entre elas Hipo (revezamento da tocha), Hipo2 (prova do arco), provas de 2 e de 3 tambores. Na modalidade Hipoterapia (Educação e Reeducação), os atletas receberão medalhas de Participação Especial. Já no Pré Esportivo, o 1º, 2º e 3º lugar ganharão troféu e os demais, medalha de Participação Especial. “Queremos promover a integração, através da participação nas atividades esportivas, educativas e sociais. Assim, proporcionamos aos praticantes o desenvolvimento nos aspectos motores, psico e social e maior convivência com a família, profissionais, amigos e comunidade”, disse.

Lara lembrou que neste ano, o Centro, em parceria com a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos), Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento), e PMRR (Polícia Militar de Roraima), realizou inúmeras atividades e projetos como Equo-Familia, Equo-Tutoria e Equo-Olímpiada. “Esses projetos resultaram na aproximação dos familiares e sociedade nas ações do Centro, levando consciência de cidadania para todos”, comentou Lara.

Conforme a diretora, outro resultado alcançado foi a disseminação da importância e os benefícios da Equoterapia na vida dos praticantes, que contribuem para autoestima, autoconfiança, memória, fala, noções de quantidade, equilíbrio, dentre outros. “Finalizamos esse ano com grande orgulho de saber que não medimos esforços para que nossos praticantes adquirissem mais independência em sua vida diária e que a Família Equoterapia está fortalecida por um elo importantíssimo que é o amor pelos praticantes”, enfatizou.

O Centro de Equoterapia atende atualmente 155 praticantes e conta com uma equipe multiprofissional formada por auxiliar guia com dez condutores e os mediadores que são quatro fisioterapeutas, dois fonoaudiólogos, nove pedagogos, nove professores de Educação Física e dois psicólogos. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e das 13h45 às 17h45.

MATRÍCULAS 2017 – No ano que vem, as matrículas começam no dia 23 de janeiro e seguem até 3 de fevereiro. As avaliações e reavaliações serão de 13 a 24 de fevereiro. Os atendimentos iniciam no dia 6 de março.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação