Na busca da sensibilização do maior número de pessoas para contribuir no atendimento de uma demanda urgente, que é a assistência aos imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade em Roraima, o Cept (Centro Espírita Paulo de Tarso) foi uma das primeiras casas espíritas a aderir à campanha permanente da FER (Federação Espírita de Roraima): Doe quilos do seu amor”, que visa arrecadar itens básicos como arroz, macarrão e feijão para as famílias atendidas pela ONG (Organização Não Governamental) Fraternidade sem Fronteiras, que desenvolve o projeto “Brasil, um coração que acolhe”, destinado a ajudar as famílias refugiadas.
Segundo a diretora do Cept, Jane Benedetti, a ideia inicial da campanha promovida pela Federação Espírita de Roraima, é que todas as casas espíritas do estado se tornem um ponto de coleta permanente desses alimentos que farão a composição básica da alimentação desses imigrantes, sendo que cada uma deverá promover uma sensibilização junto aos espíritas frequentadores dos centros, mas que qualquer interessado em contribuir poderá ajudar livremente também, independente de religião ou fé.
“Nossa intenção é que todos os espíritas, todas as famílias espíritas adotem como um hábito de já incluir nas compras mensais para casa, pelo menos um desses itens de alimentos, que se concentram nos carboidratos necessários para compor essa alimentação básica dos imigrantes que passaram a ser atendidos agora também pelo Centro de Cidadania que vem sendo organizado pela Fraternidade Sem Fronteiras. Mas essa campanha, apesar de ocorrer de maneira mais intenção no Movimento Espírita, não é restrita e todos aqueles que quiserem praticar a caridade sintam-se convidados a participar também colaborando com o que puderem”, explicou.
Todos os produtos arrecadados serão destinados ao restaurante popular que está em fase de implantação no Espaço de Cidadania da Igreja Nossa Senhora da Consolata, organizado com a Fraternidade Sem Fronteiras, e deverão compor os cerca de 1.000 almoços diários destinados aos imigrantes em situação de rua.
“O Centro Espírita Paulo de Tarso tem a intenção de ajudar às pessoas e também proporcionar aos espíritas frequentadores do Centro, além de outros interessados, a oportunidade de também ajudar, sem o receio de não estarem destinando a doação a alguém que realmente não precise. Com essa ação, buscamos viabilizar uma forma garantida e séria de praticar a solidariedade, ao passo que aqueles que contribuem sabem para onde e para quem vão essas doações. É a possibilidade de poder ajudar com segurança”, enfatizou.
As doações dos itens solicitados para esta ação (arroz, macarrão e feijão) podem ser feitas além de no Cept, localizado na rua Souza Júnior, número 982, no bairro São Francisco, nas demais casas espíritas do estado. Quem quiser, procurar diretamente também a sede da paróquia Nossa Senhora da Consolata, localizada no bairro São Vicente, esquina com a avenida Ville Roy em direção à Rodoviária de Boa Vista.