Você já ouviu falar no Cinema Petrobrás em Movimento? É um projeto nacional que exibe sessões de cinema gratuitas em três circuitos: Praça, Escola e Universitário. O projeto está na sua 17ª edição e percorre o Brasil inteiro desde o mês de agosto até o próximo dia 27 deste mês, mostrando um pouco das produções do cinema brasileiro. Em Boa Vista 19 escolas municipais recebem as sessões de cinema. As exibições ocorrem, prioritariamente, às terças e quintas-feiras, logo após o recreio, às 9h30 e 15h30.
As escolas contempladas com a exibição dos filmes são: Aquilino Mota Duarte, Arco Íris, Branca de Neve, Cantinho do Céu, Cantinho Feliz, Centenário de Boa Vista, Criança Feliz, Cunhantã Curumin, Dalício Farias Filho, Delacir de Melo Lima, Doutor Sílvio Leite, Estrelinha Mágica, Francisco Cássio de Moraes, Francisco de Souza Bríglia, Frei Arthur Augustini, Hilda Franco de Sousa, Ioládio Batista, Izete Evangelista Albuquerque e Jael da Silva Barradas.
Os filmes selecionados este ano foram: ‘Minhocas’, desenho animado de Paolo Conti e Arthur Nunes; ‘O Segredo dos Diamantes’, um filme de aventura de Helvécio Ratton; ‘O Muro é o Meio’, documentário de Eudaldo Monção Jr.; e ‘Que Horas Ela Volta?’, drama de Anna Muylaert.
A execução do projeto em Roraima está sob a coordenação da Universidade Virtual de Roraima em parceria com as secretarias de Educação do Estado e municípios. “O projeto é uma forma de estimular o senso crítico das crianças, jovens e adultos a diversas questões como desigualdade social e preconceito, além de oportunizar momentos de lazer e entretenimento. Muitas crianças nunca tiveram a oportunidade de ir até o cinema e, com esse projeto, o cinema vai até elas”, disse o professor Ernandes Dantas, articulador do projeto na Secretaria Municipal de Educação.
Os filmes são exibidos conforme a faixa etária dos alunos. Para os da pré-escola e Ensino Fundamental estão sendo exibidos o desenho Minhocas (classificação livre), O Muro é o meio e o filme O Segredo dos diamantes (classificação 10 anos). Para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é exibido o filme Que horas ela volta (classificação 12 anos).
As escolas contempladas receberam kit com os CDs dos filmes programados, sinopses e todas as fichas para registro da atividade. Após a exibição ocorre um debate com os alunos, de pelo menos 10 minutos, sobre o que assistiram.
Fonte: secretaria municipal de Comunicação de Boa Vista