Colégio Militar Estadual realiza Entrega de Alamares e oficializa o ingresso de novos alunos

O CME (Colégio Militar Estadual) Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges realizou nesta quarta-feira, 26, a cerimônia que oficializou o ingresso de novos alunos na instituição. A solenidade, na APICS (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), contou com a entrega da “Boina Grená”, que simboliza a proteção e segurança propiciada pela organização que acolhe o novo aluno e é símbolo de união, respeito, camaradagem e civismo.

A cerimônia contou ainda com a entrega do Alamar aos estudantes que se destacaram com notas acima de 8,5 no 1º bimestre letivo de 2017. De acordo com o diretor do Colégio, o tenente coronel Evandro Dias, o Alamar é destinado àqueles que obtêm média geral igual ou superior a 8,50, que não tenham sido submetidos à avaliação de recuperação e com bom comportamento.

“A condecoração é uma ferramenta pedagógica e desde que foi implantada, os alunos têm mantido o rendimento escolar. Hoje existe uma disputa sadia entre eles e isso tem muito um significado para os estudantes e para os pais,” ressaltou Evandro.

Representando a governadora Suely Campos, o comandante geral da PMRR (Policia Militar de Roraima) coronel Dagoberto Gonçalves, falou sobre o significado da condecoração. “Isso já é uma tradição e serve para motivar incentivar todos os alunos que se destacaram por mérito intelectual com notas acima da média”.

E ainda conforme o comandante, o ensino militar é mais um compromisso do Governo do Estado com a educação. “O CME é uma realidade que começou aqui nesta escola e agora está sendo replicado para outros bairros e municípios do nosso Estado”, ressaltou Dagoberto.

DESTAQUE – A primeira colocada do 7º ano do CME, Alessandra Silva Coelho, falou sobre a importância do Alamar. “É uma honra colher o fruto dos nossos estudos, dos nossos esforços, sobre tudo que aprendi durante o bimestre, pois somente estudando é que alcançaremos nossos objetivos.”, disse Alessandra.

INGRESSO – Este ano ingressaram 123 novos estudantes, sendo 100 do 6º ano do ensino fundamental e 23 no 1º ano do ensino médio. Os estudantes que atingiram as duas melhores notas no processo seletivo serão promovidos às graduações de 3º sargento e cabo. Alunos de graus hierárquicos superiores representam as turmas e comandam o pelotão durante as formaturas.

Os novos alunos foram selecionados por meio de processo seletivo realizado no último trimestre de 2016. Eles iniciaram as aulas no dia 30 de janeiro. Além das disciplinas regulares eles passam por um período de adaptação ao militarismo que inclui o treinamento dos movimentos executados na formatura.

Hellen Chang foi a primeira colocada do processo seletivo para o 6º ano do ensino fundamental e conta sobre o que espera ao ingressar no CME. “É um bom colégio, espero aprender bastante, pois tem muita disciplina e teremos uma boa educação”.

IDEB – O Colégio Militar Estadual conta com 565 alunos nos ensinos fundamental e médio e foi avaliado com nota 70 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2016, reconhecendo-o como um dos três melhores colégios militares do Brasil.

O CME tem como diretor o tenente coronel PM Evandro Dias e como vice-diretora a professora Rozmeri Binsfeld Assunção. O grupo de professores é formado tanto por militares quanto por civis da Secretaria Estadual de Educação.

Além das disciplinas regulares ministradas em todas as escolas, o CME realizará aulas de música, Clube da Matemática e de educação básica militar, que envolve assuntos

relacionados às normas de trânsito e meio ambiente. E também tem maior ênfase às disciplinas desportivas e de atividades físicas, de acordo com o diretor do CME.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação