“Projeto Novos Espaços Educacionais: Construindo Possibilidades de Aprendizagem” é Tema do 9º Circuito Itinerante de Ciências, que será realizado nos dias 10 e 11 de maio pelo Colégio Estadual Militarizado Aldébaro José Alcântara, no município de Bonfim.
O professor de Ciências e Biologia, Paulo Ricardo de Andrade, idealizador do projeto, explicou que o objetivo é promover ações educacionais visando à iniciação científica dos educandos da comunidade escolar.
“Os alunos terão a oportunidade de aprender mais sobre a prática das ciências químicas e biológicas, da gestão dos recursos hídricos, participando de ações educativas pautadas nesse projeto pedagógico”, destacou Andrade.
Ele ainda ressaltou que a escola é colocada em um cenário para enfrentar um duplo desafio: de um lado, está à necessidade de acompanhar o desenvolvimento conforme se apresenta; do outro, está o compromisso de orientar o homem/cidadão no processo de organização de parâmetros de autonomia para o exercício democrático.
“Vivemos a era do conhecimento, exigindo uma renovação constante do aprendizado, em que a informação adquire um valor sem precedentes qualificando pessoas para a vida e para o mundo do trabalho”, avaliou o professor.
PROGRAMAÇÃO:
Quinta- feira (10)
-Palestra sobre a qualidade da água potável para o consumo humano – CAER; – Recital de poesias e contação de histórias – José “Maku” Miranda de Aquino;
-Oficina de demonstração de robôs, Palestra Robótica Educacional (Sebastião A. Gadelha) MASTERBOTS;
-Iluminando os caminhos da vida na terra;
-Exposição UERR;
-Encenação de peça teatral – Teatro de fantoches Mirandinha e Anauá;
-Exposição do painel Pré-História: As Descobertas Científicas Contemporâneas: Milênio de registro Histórico da humanidade;
Sexta – feira (11)
-Palestra Quintais Sustentáveis (Rafael Gastal Porto – Embrapa/RR);
-Demonstração de experimentos e modelos no ensino de Biologia (Dra. Silvana Túlio Fortes – UFRR);
-Oficina Conhecendo de perto a Biologia (Dr. Paulo Maroti – LEDUCAR/ UFRR);
-Demonstração de experimentos de baixo custo no ensino de química (Bolsistas do PIBID/Química/UFRR);
-Demonstração de experimentos na área de física – Sala de ciências do SESC;
-Projeções do planetário móvel, Departamento de Física – UFRR;
-Oficina contando a idade da terra e exposições de fosseis, rochas e minérios- IGEL-UFRR;
-Museu itinerante da matemática – IFRR – Campus Boa Vista;
Fonte: Ascom/Seed