Coleta de dados começa em todo o País nesta quarta, 27

As escolas da Educação Básica de todo o País iniciam nesta quarta-feira, 27, a coleta de dados do Censo Escolar 2020. O processo censitário é coordenado em todo o Brasil pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O Sistema Educacenso estará disponível a partir do meio-dia.

Agora terá início a 1ª etapa do censo denominada Matrícula Inicial. Nesta etapa, os gestores escolares são os responsáveis por acessar o Sistema Educacenso e alimentar os dados. Nas escolas que não possuem acesso à internet, a coleta é feita pelos técnicos da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

A novidade deste ano é que, devido à pandemia do Coronavírus (COVID-19), o prazo para a coleta de dados será maior – vai até o dia 21 de agosto -, contemplando 87 dias. Todos os anos, o prazo encerrava na última quarta-feira do mês de julho, contabilizando 60 dias de coleta. O cronograma para a realização do Censo Escolar 2020 está estabelecido na Portaria n° 357, de 22 de maio de 2020, publicada pelo MEC (Ministério da Educação) no DOU (Diário Oficial da União).

Em Roraima, além do prazo estendido, este ano haverá outra novidade: o treinamento para o correto preenchimento dos dados do censo será realizado pela internet. “O nosso treinamento, que sempre ocorreu de forma presencial, este ano será por meio de webconferência”, destacou Rosalete Saldanha, coordenadora estadual do Censo Escolar.

CENSO ESCOLAR – Por meio do Censo Escolar é possível realizar o monitoramento e o desenvolvimento da Educação Básica em todo o País, por meio de indicadores como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), taxas de rendimento, distorção idade-série, entre outros.

Além disso, os dados coletados também servem de base para estabelecer as políticas públicas na área da educação e também para o repasse de recursos do Governo Federal para o fomento das ações e programas educacionais como, por exemplo, merenda e transporte escolar. Por isso, a coordenadora estadual do censo em Roraima faz um alerta aos gestores escolares.

“Conclamo os gestores das escolas públicas das redes municipal, estadual, federal e da rede privada para que fiquem atentos ao sistema. Estamos em um momento muito difícil, mas não podemos esquecer que o Censo Escolar coleta os dados mais importantes para a Educação Básica brasileira”, observou Rosalete.

2019 – Em Roraima, de acordo com o Censo Escolar 2019, existem 374 escolas e 75.386 alunos matriculados. Na capital Boa Vista são 57 escolas e 40.633 estudantes. Na Educação Indígena, são 254 escolas e 16.802 alunos matriculados.
— 
ASCOM/SEEDAssessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação e Desporto – SEED