Tem início logo mais às 19 horas desta segunda-feira, dia 19, as atividades da primeira edição da Jornada Científica Brasil x Paraguay: Educação, Ambiente e Sociedade, no auditório da Universidade Estadual de Roraima. A programação é organizada pelo Conselho Estadual de Educação de Roraima.
Logo após a solenidade de abertura do evento haverá uma palestra do professor Paulo Ricardo da Silva Ferreira, com o tema “A Pesquisa Científica como legitimação no processo de Construção do Conhecimento”. A programação segue com as exposições trabalhos científicos em banners.
Na terça-feira, a programação começa às 9h, com uma mesa redonda formada por representantes da UFRR (Universidade Federal de Roraima), UERR (Universidade Estadual de Roraima) e IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), e das secretarias estadual e municipal de Educação, sobre formação docente, coordenada pela professora Terezinha Salete Trainotti. Às 11 horas, outra mesa redonda composta por representantes do IACT (Instituto de Amparo, Ciência, Tecnologia e Inovação), Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e secretaria municipal de Meio Ambiente, coordenada pelo professor Edson Roberto Oaigen. Às 14h30, o professor Evandro Luiz Ghedin, ministra palestra sobre “A prática docente investigativa mediante a pesquisa científica”. Às 16 horas a palestra, sobre perspectivas atuais da pesquisa científica nas Ciências da Educação, será ministrada pelo professor Gerson Cabral Benitez, do Paraguay.
O procurador Edson Damas da Silveira, ministra a palestra de encerramento sobre Desenvolvimento Sustentável na Amazônia.
Para a presidente do Conselho, professora Ilma Xaud, o encontro “vai propiciar a divulgação e o debate dos resultados de pesquisas e estudos nas áreas de Educação, Ambiente e Sociedade, além de ampliar as possibilidades de diálogo entre pesquisadores e professores da educação básica e ensino superior, e criar espaço e oportunidades para comunicar resultados de pesquisas de alunos inscritos em programas de pós-graduação stricto sensu, ou seja, de mestrado e doutorado”.
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