Comerciantes de espaços públicos participaram na manhã desta quarta-feira, 23, de capacitação sobre empreendedorismo e conheceram as vantagens do credenciamento como microempreendedor individual e sair da informalidade. Na ocasião, foram abordados temas como planejamento estratégico, adversidades do mercado e controle das finanças.
A preparação desses profissionais é resultado de uma parceria da Prefeitura de Boa Vista com o Sebrae/RR, que tem por finalidade investir em pessoas que trabalham nas praças da cidade, mercados municipais e terminais. A capacitação segue até esta sexta-feira, 25.
Richard Barbosa trabalha no quiosque da Praça da Bandeira, no bairro São Pedro. Ele vende pizzas, panquecas, carne de sol e bebidas. Para ele, a capacitação gratuita oferece oportunidades para quem busca expandir os negócios. “É sempre importante se atualizar para não ficar de fora, pois, a concorrência está forte nesses tempos de crise”, disse.
A Maria Justina, vendedora de brinquedos e bijuterias na Praça das Águas também está otimista com a capacitação. “Aprender nunca é demais, sem contar que a gente precisa melhorar cada dia para conquistar mais clientes”, enfatizou.
Essa é a 20º capacitação do ano em que leva conhecimento para vendedores e também a jovens de projetos sociais da prefeitura. O programa Braços Abertos é quem coordena o cronograma anual para a idealização das capacitações sobre empreendedorismo.
“Nosso foco é preparar essas pessoas, mas a nossa preocupação é também com a clientela que busca serviços de qualidade em espaços públicos”, explicou Elisabete Soares, coordenadora do programa Braços Abertos.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Boa Vista