Como estudar Direito Constitucional para o Exame de Ordem

Raio X de Constitucional 

O estudo em direito constitucional talvez seja um dos mais densos na preparação para o exame de ordem. De fato, reconheço que temos um edital extenso exigido pela OAB e passar por todos os pontos profundamente seria de certa forma custoso para o candidato.

Professor, fiquei preocupado (a).

Muita calma!!!! Aqui, temos um ponto positivo. A OAB é bem previsível. Ela adora a cobrança de alguns tópicos do edital e, nessa toada, nós iremos balizar o nosso estudo visando trazer eficiência.

Apresentamos a seguir um Raio-X da OAB em Direito Constitucional. A análise está fresquinha, saindo do forno, já incluído XXIV Exame de Ordem. Assim, temos a seguinte estatística:

Veja como a banca joga (rs)! Essa tabela será o nosso guia de bolso. Mais do que isso: Será o verdadeiro “caminho das pedras” para quem quer arrebentar em Direito Constitucional.

Uma análise cuidadosa das estatísticas nos indica que, se você souber os temas “Controle de Constitucionalidade”, “Direitos e Deveres Individuais e Coletivos”, “Organização Político-Administrativa”, “Poder Executivo, Poder e Processo Legislativo, Poder Judiciário, Ordem Social e Teoria Geral da Constituição” terá chances de fazer uma ótima prova.

O acumulado representa (+-) 75%!!

Portanto, tenham atenção mais que especial no estudo desses tópicos, respirem fundo (rs) e vamos juntos rumo à aprovação.

Como estudar os materiais

Nosso curso do Estratégia OAB contempla o que eu chamo de cesta de oportunidades (rs). Nós disponibilizamos em todos os cursos (inclusive em Constitucional):

PDF completo (livros digitais)

Vídeoaulas

Resolução de questões

Fórum de dúvidas

Curso Extensivo ao vivo youtube

Aulão de revisão (semana da prova)

Professor, e como eu organizo o estudo desses materiais?

Bom. Vocês acompanharam as aulas iniciais acerca do estudo global das disciplinas e, sobretudo, na elaboração de um ciclo de estudo. Essa aula é importante na estrutura geral, já que você deverá dividir bem a carga horária visando otimizar seu estudo.

Dito isto, penso que deve destinar em Constitucional algo em torno de:

Então, para aqueles que tem um pouco mais de dificuldade (ou possuem uma disponibilidade de tempo maior) sugiro o estudo 04h semanais + revisões aos sábados/domingos.

Se você pensa em fazer a 2ª fase de constitucional, recomendo ainda mais a “opção 02”, já que o tempo de preparação da 2ª fase é curto. Então, uma boa base agora no direito material ajudará e muito no estudo de reta final.

Fonte: Prof. Diego Cerqueira (Estratégia Concursos)