Analistas da Divisão de Educação Ambiental da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) estiveram na comunidade de Bom Jesus, no município de Amajari, na sexta-feira, 19, para ministrar palestra com temas diversificados sobre educação ambiental.
Entre os temas, a utilização dos recursos hídricos, das águas subterrâneas, que é a principal fonte de reserva de água doce do planeta disponível, e representa cerca de 60% da água para o consumo humano do planeta. Já as de superfície estão largamente disponíveis, no entanto já há certa indisponibilidade em função da não renovação das fontes nos mesmos níveis em função da larga utilização na agricultura, indústria e pela poluição.
Sobre destinação do lixo, o analista da Femarh, Richard Marcelo, explanou sobre plano de gerenciamento de resíduos sólidos e as responsabilidades do município quanto às questões do lixo. Neste tema, foram discutidas entre os estudantes e os produtores rurais, as questões relacionadas aos problemas existentes dentro da comunidade de Bom Jesus e os pleitos que deverão ser levados ao prefeito de Amajari a fim de buscar soluções para os problemas da comunidade. Outro tema abordado pelo analista foi à questão das queimadas e a poluição do ar. Técnicas de controle de queimadas, queimadas irregulares, horário e condições ideais para a realização de queimadas e incêndios florestais foram abordadas e discutidas entre os participantes do evento.
As consequências apontadas em função das queimadas, tais como o empobrecimento do solo, a destruição das nascentes dos igarapés, o empobrecimento do solo e a retirada do habitat dos animais foram abordadas pelos participantes da feira de ciência da escola Bom Jesus.
Fonte: Ascom Femarh