Quem é atento às redes sociais, com certeza já percebeu que o número de produções coloridas e elaboradas que aparecem no feed aumentou. Nos últimos meses, a internet foi invadida por challenges de maquiagens inspiradas em filmes, séries e programas de TV – e, para quem está doido para se jogar “nessa produção”, especialistas dão dicas preciosas para entrar nas trends do momento!
Segundo Sadi Consati, maquiador e consultor de Desenvolvimento de Maquiagem do Boticário, essa onda de produções de beleza mais artísticas e elaboradas promete continuar bombando. “Nós temos as tendências de maquiagem que são definidas pelas passarelas e autoridades de beleza, mas também temos aquelas que aparecem no meio do caminho, inspiradas em filmes, novelas, séries e realities shows”, explica. Para ele, o movimento de reprodução dessas makes, é uma oportunidade para as pessoas se arriscarem nas produções e se encantarem ainda mais pelo universo de beleza. “É um grande momento para sairmos da zona de conforto e nos permitimos experimentar”, completa.
Para o expert, a maquiagem gráfica segue como a grande protagonista dos looks, assim como a make colorida – elas aparecem nos delineados ou nas sombras, com aplicações de pedras, adesivos ou carimbos, que deixam a produção super divertida.
Sadi ainda dividiu algumas dicas preciosas para quem quer participar dos challenges e arrasar no “carão” fora das redes sociais também. “Para os delineados gráficos, eu sugiro delineadores ou lápis coloridos, com cores vibrantes. Essa make pode ser feita com um ou mais tons, com traços paralelos, juntos, separados, cruzados ou invertidos. Aqui vale a criatividade!”. Já as produções de cores vibrantes podem ser feitas com sombras super pigmentadas, monocromáticas e de qualquer textura – e, atenção à dica: quanto menos esfumados e misturas de cores, mais vibrante o efeito!
Veja o passo a passo completo usando produtos que são seus aliados na hora da “montação”:
1 – A pele pode ser bem natural, com textura glow. Lance mão, por exemplo, de uma base líquida como a da Make B. Retinol H+ FPS 80, e use o corretivo apenas nas olheiras e manchas, sem exagero – uma dica para manter o efeito iluminado natural, é não usar o pó nessa produção. Aposte no blush rosado, como o da Palette Multifuncional Manu Intense by Manu Gavassisomente na parte frontal das bochechas.
2 – Nos olhos, aplique uma sombra de cor única, monocromática, em toda a pálpebra, puxando de dentro para fora. Para ter a finalização gráfica, não esfume as bordas. Faça um delineado no côncavo, do início do olho até sua metade, sem chegar ao final. Uma dica é escolher tons contrastantes e, para isso, a sugestão é usar e abusar de palettes como a multifuncional intense by Manu Gavassi, ou a palette de sombras Melted Gold Edition, de Make B., e um delineador colorido Intense. Na finalização, faça um ponto de glitter no centro da parte inferior dos olhos, junto aos cílios. Nesse caso, você pode usar um glitter como o da linha Intense.
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.
*Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2020. Total Brasil: 3079 lares.
**Fonte: Oldiversity. Grupo Croma – novembro de 2017