Já se aproxima mais um feriado cristão e junto com ele vem a animação para reunir a família em volta da mesa, seja na Sexta-feira Santa ou no domingo de Páscoa. Só que a dúvida agora é: o que servir? Como essa data é cheia de tradição, a chef de cozinha Denise Rohnelt Araújo, lembra que é costume no cristianismo não comer carne vermelha durante a semana santa.
Por essa razão, ela sugere a escolha pelos peixes da região Norte como matrinxã, tambaqui, filhote ou dourado. A sugestão inicial da chef é fazer qualquer um deles assado, seja no forno ou na brasa. “Além disso, pode ser feita também uma caldeirada com legumes”, diz, repassando uma receita simples e rápida de fazer ao final desta reportagem.
Denise também observa que para o domingo de Páscoa, você pode fugir do peixe e optar por um carneiro assado, ou até um chester ou peru na mesa. “Um prato que se comia muito nas mesas amazônicas nos estados do Amazonas, Roraima e Pará era o pirarucu de casaca”, sugere.
Por fim, a última dica da chef é o já tradicional bacalhau. Segundo ela, por ser um ingrediente caro e com a crise financeira que afeta todas as camadas sociais, se não quiser deixar o bacalhau de fora, você pode optar pelo desfiado (mais barato) e utilizá-lo para uma salada com batatas, cebolas, salsa, azeitonas e tomate. “Mas para os que podem, outro prato que lembra muito a Páscoa é uma bacalhoada”, ressalta.
Para a sobremesa, ela afirma que além do tradicional ovo de chocolate, existe a opção pelo panetone de Páscoa. “É a Colomba Pascal, feito no formato de pássaro, com massa de panetone com toques de laranja”, explica.
Para finalizar nossa conversa, Denise nos passou a receita da caldeirada, que segundo ela, “é um prato de origem portuguesa, que a Amazônia abraçou”. Receita para duas pessoas:
Ingredientes:
500g de posta de peixe a escolha
2 cebolas grandes cortadas em tiras
4 tomates cortados em 4 partes sem semente
1 pimentão amarelo em tiras
1 pimentão verde em tiras
Um maço de cheiro verde
4 dentes de alho amassados
Azeite de oliva para refogar as verduras
2 batatas cortadas em rodelas
2 ovos cozidos
Sal e pimenta a gosto
2 litros de água
Modo de fazer a caldeirada:
Corte todos os ingredientes.
Coloque azeite numa panela funda, refogue a cebola, o alho, o pimentão verde e o amarelo ate murchar.
Cubra com a água, coloque a batata, o tomate, o cheiro verde e um pouco de sal. Deixe ferver.
O peixe deve ser lavado em água com sal e suco de limão para tirar o cheiro forte. Deixar de molho por 15 minutos. Lavar novamente em água corrente e temperar.
Colocar o peixe no caldo de legumes quando já tiver fervido. O tempo de cozimento do peixe é de 10 minutos. Pode servir quente com arroz branco e farofa. Ou fazer um pirão com o caldo do peixe e farinha.